Morre o médico Francisco Armando Lacerda Almeida
Rafael Khenaifes 18/11/2024 08:42 - Atualizado em 18/11/2024 12:51
Médico
Médico / Divulgação
Morreu, aos 80 anos, o médico Francisco Armando Lacerda Almeida, após problemas de saúde nesse domingo (17). Ele já foi ex-secretário de saúde de Campos e também era benemérito do Americano Futebol Clube. O velório está acontecendo Capela Viagem da Paz, na Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, desde às 10h. O sepultamento será às 16h30, no cemitério do Caju. Francisco deixa quatro filhos e a atual esposa, Graça. 
Velório
Velório / Ingrid Silva
Segundo informações de amigos, ele faleceu em um hospital de Vitória, no Espírito Santo, onde estava se recuperando de uma queda em casa, que sofreu enquanto estava se recuperando de uma cirurgia na coluna. Ele estava morando em Vila Velha e, semanas depois de se mudar, uma infecção foi constatada, sendo necessário o encaminhamento para o hospital, onde permaneceu internado. 
O conselho deliberativo do Americano decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do seu benemérito, que muito colaborou com o clube.
"O meu amigo Dr. Lacerda era um ser diferenciado. Amigo sensível, memória privilegiada, sempre de bem com a vida e encarava de frente todos os problemas. Ele lembrava muito outro grande campista qyebtive a honra de conhecer, o Dr. Jorge Renato Pereira Pinto. Ambos discorriam com facilidade sobre a história de Campos. A medicina é a cultura campista estão mais pobres sem o Lacerda. Muito triste, pois perdi um amigo e um mestre", lamenta o radialista Arnaldo Garcia. 
“A gente teve uma relação próxima e também um pouco distante devido à própria situação de vida dele. Uma vida trabalhando muito, uma vida muito ativa. Mas a gente nunca deixou de estar perto em todos os momentos, tanto de alegria quanto de tristeza. Só temos nós dois. Nossos pais faleceram. E ele é uma pessoa muito ativa, muito inteligente. Uma pessoa muito trabalhadora e também muito altruísta, procurando sempre fazer o melhor”, disse a irmã mais nova de Francisco, Eliane Almeida, que ressaltou ainda que está recebendo diversas mensagens de ex-pacientes dele de gratidão e condolências.

Eliane ressaltou ainda que guarda os momentos felizes e os ensinamentos passados pelo irmão.
“Chegou a hora de partir. Partiu. Está com o dever dele cumprido, com a missão pela qual ele foi designado para vir aqui muito bem cumprida. Lutou essa batalha. Mas agora descansa. A gente, que fica, guarda os momentos felizes. Todos os ensinamentos, tanta coisa que ele nos passou. Assim como os meus pais que devem estar recebendo ele agora. E fica aqui, nossa gratidão e essa saudade eterna”, finalizou, emocionada.
Velório
Velório / Ingrid Silva
O cunhado do médico, Luiz Carlos Fernandez Lins, também falou sobre a saudade que fica.
"Francisco Armando Lacerda Almeira, doutor Lacerda, meu cunhado, homem aguerrido e destemido, é um exemplo de vida guerreira e corajosa. Faleceu ontem 17 de novembro de 2024, mas sua memorável lição de vida permanecerá. Saudades ficarão marcadas para sempre", disse.
O velório também reuniu amigos de vida e profissão, como os médicos Luiz Eduardo Castro e Vanessa Santos, que também falaram sobre a falta que Lacerda fará, assim como a amizade entre eles. 
"Lacerda foi, como eu sempre falava pra ele, uma herança de um grande amigo nosso que também já partiu do Getúlio. E sempre muito alegre, um pescador, um visionário, um historiador, inteligentíssimo, deixa um legado na medicina aqui em Campos. E nós temos uma turma que sempre se reúne e a gente vai sentir muita falta dele. Deixou realmente muita saudade", conta Vanessa.
"O nosso amigo Lacerda sempre foi uma pessoa muito amiga, muito culta, inteligente, muito inteligente e um parceirão de viagem e de pesca. Então, isso marca sempre, por resto das nossas vidas, esse tipo de pessoa que vai ficar na nossa lembrança sempre", lembrou Luiz Eduardo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS