Comunidades quilombolas recebem ação de rastreio diagnóstico de hanseníase
- Atualizado em 11/09/2024 19:53
Cerca de 100 pessoas das comunidades quilombolas de Aleluia, Batatal e Cambucá participaram de consultas médicas para o diagnóstico de hanseníase. A ação foi realizada nesta quarta-feira (11) numa igreja situada em Batatal, em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos, o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ) e o Programa de Controle da Hanseníase de Campos.

A equipe multidisciplinar foi composta por médicos, farmacêuticos, residentes de Dermatologia do Hospital Escola Álvaro Alvim, estudantes de Medicina e Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Centro Multidisciplinar de Macaé, profissionais e técnicos de enfermagem.

Além do atendimento ambulatorial de rastreio da hanseníase, os pacientes tiveram acesso a exames dermatoneurológicos focados no diagnóstico precoce da doença, testagem da população-alvo, diagnóstico e tratamento de outras dermatoses identificadas durante a ação. Na oportunidade, a equipe promoveu orientação, distribuiu folders e encaminhou casos necessários para o serviço especializado em Campos.

O objetivo da ação foi buscar o diagnóstico da doença, muitas vezes despercebido em regiões mais distantes da cidade, e esclarecer a população campista sobre a doença e seus principais sintomas. Dr. Edilbert Pellegrini, médico dermatologista, responsável técnico do Programa de Hanseníase e diretor-geral da FMC, destacou a importância da busca ativa pelo diagnóstico precoce. “Nessas ações, temos a oportunidade de atender a pessoas que, em muitos casos, não buscam atendimento médico para doenças dermatológicas e, com isso, conseguimos identificar, orientar e encaminhar diversos casos para o atendimento especializado.”

Patrícia Honorato, moradora da região, agradeceu a presença de profissionais e estudantes, pois, segundo ela, foi uma excelente iniciativa para que os moradores fossem orientados para a melhoria de sua saúde. “Ações como essa são sempre bem-vindas em nossa comunidade.”

Maria Luiza, estudante de Medicina da FMC, afirmou que a ação social foi excelente para os estudantes aprenderem como se faz esse tipo de atendimento, mas também foi ótima para a população local, que teve acesso a consultas e exames. “Valeu muito a pena atuar nesse dia de atendimento; saímos daqui com mais conhecimento e com a satisfação de ter ajudado as pessoas.”

Hanseníase

A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos, como o fígado, os testículos e os olhos. Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas. O Programa Municipal de Controle da Hanseníase funciona no anexo ao Hospital Geral de Guarus.

Segundo a OMS, o Brasil é líder mundial em prevalência de hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial para eliminar a doença até 2010. Entretanto, a cada ano há mais de vinte mil novos casos, entre eles vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação