Programa para tratamento de osteoporose, em Campos, para pessoas com mais de 60 anos
Rafael Khenaifes 26/08/2024 07:28 - Atualizado em 26/08/2024 09:18
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde / César Ferreira
A Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu um programa para tratamento de osteoporose e prevenção de fraturas. O objetivo é identificar pacientes com a doença e iniciar a terapia para reduzir o risco de fraturas no decorrer de suas vidas. Atualmente, o projeto está na fase inicial, focando em pacientes idosos, com mais de 60 anos, que já têm diagnóstico de osteoporose por densitometria óssea ou histórico de fraturas por fragilidade.

A responsável pelo serviço, a reumatologista Camila Souza das Chagas Nogueira, explica que essa abordagem preventiva é fundamental para manter a qualidade de vida desses pacientes, que são atendidos no Clube da Terceira Idade, vinculado à Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Por ser uma doença que não cursa com sintomas até que ocorram fraturas, é fundamental a busca ativa para diagnosticar e tratar a osteoporose o mais precocemente possível. Muitas são as complicações relacionadas às fraturas, como cirurgias ortopédicas complexas e risco de infecções, trombose, úlceras de pressão, depressão, dependência de terceiros para realizar as atividades básicas diárias e até mesmo óbito. Essas complicações acarretam custos significativos, tanto de qualidade de vida para o paciente, quanto financeiros aos serviços de saúde. Portanto, prevenir fraturas pelo diagnóstico e tratamento precoces da osteoporose são fundamentais para evitar essas consequências”, reiterou a médica.

FLUXO DE ATENDIMENTO – De acordo com a especialista, os pacientes encaminhados para o programa são aqueles que já tiveram fraturas por fragilidade ou que apresentam alterações na densitometria indicativas de osteoporose ou osteopenia.

“A ideia é atuar preventivamente, identificando esses pacientes assintomáticos com alterações na densitometria ou que já possuam fraturas osteoporóticas prévias para evitar futuras fraturas. O programa recebe pacientes através de encaminhamento médico, que se encaixem nesses critérios. O objetivo é ampliar o programa para receber pacientes de outras unidades no futuro, conforme avançar o desenvolvimento do projeto”, finalizou.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas