Incêndio viraliza nas redes sociais por ilusão de ótica em Campos
Rafael Khenaifes 24/08/2024 14:11 - Atualizado em 25/08/2024 02:56
Ilusão de ótica
Ilusão de ótica / Reprodução
Uma imagem de um suposto incêndio em um apartamento no final da tarde dessa sexta-feira (23), nas mediações da Pelinca, em Campos, chamou atenção de moradores, mobilizando o Corpo de Bombeiros e a imprensa. A imagem foi uma ilusão de ótica.
De acordo com moradores, o final de tarde e sua luminosidade formaram um colorido, dando a impressão de fogo dentro do apartamento.
"Negativo quanto as chamas em um apartamento nas medicações da Pelinca. Nossa, fiquei assustada. Rápidamente acionei os bombeiros. Ainda bem que não passou de um alarme falso. Tenho uma amiga que mora no prédio", ressaltou Cinthia Corraes, moradora de um prédio próximo.
Acionado, o Corpo de Bombeiros constatou o alarme falso. Já a repórter da Folha da Manhã, foi apurar o que estava acontecendo. 
As pessoas estavam assustadas. Parecia real. Tudo não passou de um susto", contou a jornalista Yasmim Lima.
Entenda o que é ilusão de ótica:
Segundo a ciência, a ilusão de ótica ocorre por meio da captação de luz da retina e da forma com que essa transmissão, do nervo óptico até o cérebro, acontece.

O cérebro não é capaz de assimilar as imagens por si só, por isso, resgata conceitos da memória a fim de dar sentido ao conteúdo observado. Por exemplo, ao visualizar uma tomada que faz lembrar a feição de um rosto.

Além disso, existem níveis mais simples desse fenômeno, derivados do processamento sensorial (fisiológico) e os mais complexos, que envolvem o início da percepção (cognitivo), como destacam Professores do Instituto de Física e do Instituto de Psicologia da USP.

A ilusão de ótica pode ser muito interessante quando se quer criar profundidade em alguma obra visual, como é o caso da ilusão de ótica anamórfica, utilizada por artistas renomados que você deve conhecer: Cigoli e Leonardo da Vinci.

Importante destacar que esse “ruído” na visão não é sinal de problema ocular ou deficiência. Na verdade, existem vários tipos interessantes para você se inteirar. (R.K)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS