Violência no município de Campos deixa sete mortos em seis dias
Yasmim Lima - Atualizado em 24/08/2024 08:44
8º Batalhão de Polícia Militar
8º Batalhão de Polícia Militar / Folha da Manhã
A semana em Campos foi marcada pelo aumento de violência. Com sete homicídios e três pessoas baleadas, sendo duas dessas vítimas mulheres, os crimes ocorreram entre domingo (18) e sexta-feira (23). Em uma média de quase uma morte por dia. Os casos aconteceram na área de Guarus, Travessão e na Baixada Campista, tendo a maioria deles ocorrido em plena luz do dia. Em resposta a esse aumento da violência, o 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM) tem reforçado o policiamento. Na sexta-feira, teve início a operação “Garrote”, com o objetivo de reprimir as ações do tráfico de drogas que resultaram nos homicídios. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), o município de Campos registrou 62 assassinatos entre janeiro e julho deste ano.
“Essa operação é uma ação repressiva em resposta aos últimos homicídios e que são decorrentes de dispostas de uma facção criminosa em específico. Temos um elemento de vital importância dentro de uma facção preso, já foi conduzido para a delegacia. Desde quarta-feira obtivemos resultados para coibir as ações do tráfico e que ensejaram no bom resultado dessa manhã (23)", disse a comunicação do 8ºBPM.
Mulher é baleada na tarde dessa sexta, em Guarus
Mulher é baleada na tarde dessa sexta, em Guarus / Reprodução
Ainda nessa sexta, uma mulher foi baleada na avenida Hélio Montezano, no Parque Guarus. Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Já na manhã de quinta, Luiz Fernando Alves foi morto a tiros dentro da própria casa no Parque Santa Rosa, também em Guarus. Outro homicídio ocorreu em Babosa, na Baixada Campista, onde o jovem Kaique Tierre de Souza Rosa foi assassinado.
Crime aconteceu na BR-101, em Campos
Crime aconteceu na BR-101, em Campos
Em Travessão, o homem morto a tiros foi identificado como Alcimar Carvalho Serpa. Segundo a PM, teria ocorrido um confronto entre integrantes da facção do tráfico de drogas rivais. Outros dois baleados, de 19 e 28 anos, foram levados para o Ferreira Machado.
Na terça-feira (20), outro assassinato foi registrado no Parque Santa Rosa. A vítima foi Wanderson dos Santos da Conceição, de 42 anos. Segundo a PM, ele usava tornozeleira eletrônica. Ainda na noite da terça, um jovem de 21 anos, chamado Ezequiel Pereira de Souza, foi morto no quintal de uma residência. Cerca de cinco suspeitos invadiram o imóvel e atiraram contra o jovem.
Mulher é assassinada à luz do dia em Guarus
Mulher é assassinada à luz do dia em Guarus / Reprodução
Na quarta-feira (21), a vítima foi uma mulher, identificada como Celeste Ferreira Faria, de 51 anos. O crime aconteceu na rua Vista Chilena, em Guarus. Somado a esse índice violento em Campos, um jovem, que foi baleado no dia 1º de agosto, morreu no domingo, após 17 dias internado no HFM. O caso aconteceu em Travessão de Campos.
Os crimes foram registrados na 134ª Delegacia de Polícia (Centro) e na 146ª DP (Guarus) e seguem em investigação.
Estatística — Dados do ISP-RJ apontam que Campos registrou 62 homicídios entre janeiro e julho deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 15,1% na estatística. Do total, a área que tem o maior número de registros é a da 146ª DP, com 40 ocorrências no período. Na área da 134ª DP foram contabilizados 22 registros por homicídio doloso. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS