Guarda de Campos orienta quanto à diferença entre parar e estacionar no trânsito
- Atualizado em 12/08/2024 09:24
Agente da GCM de Campos
Agente da GCM de Campos / Foto: Divulgação
Seja de carro ou a pé há leis de trânsito que precisam ser respeitadas. Descobrir para que serve cada placa de sinalização torna o tráfego mais seguro e ajuda a reduzir o número de acidentes, segundo o gerente de transporte interno e trânsito da Guarda Civil de Campos, Leonardo Batista Simões. Ele disse que dois termos que costumam gerar confusão entre os motoristas são parar e estacionar.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os termos têm significados diferentes e, além disso, existem aplicações de penalidades distintas dependendo da irregularidade cometida. Desde janeiro deste ano, a Guarda lavrou mais 2.500 autos de infração de proibido estacionar e cerca de 500 de estacionamento e parada proibidos.
Simões explicou que, quando o estacionamento é proibido na via, a parada só pode ocorrer pelo tempo estritamente necessário para o embarque ou desembarque de pessoas. “É o tempo para o passageiro descer ou subir no veículo, não podendo, por exemplo, levar 5 minutos para essa ação”, disse ele, ressaltando que, onde há placas com um “E” cortado, o estacionamento é proibido naquele local. Já as placas com “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X” quer dizer que é proibido estacionar e parar.
“A orientação é para que o motorista esteja sempre atento à sinalização do local, adotando hábitos seguros e de acordo com as normas de trânsito”, disse Simões.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS