Morre de câncer agente canina da Guarda de Campos
24/06/2024 08:05 - Atualizado em 24/06/2024 17:13
Morre agente canina
Morre agente canina / Divulgação
A Guarda Civil Municipal (GCM) perdeu neste domingo (23) a sua primeira agente canina, a K9 Kyra, uma cadela da raça Pastor Belga Malinois, do Grupamento de Operações com Cães (GOC). Kyra foi acometida por uma doença que também acomete muitos humanos, o câncer de Linfoma. Ela estava afastada dos trabalhos e recebendo todo tratamento necessário, como internações e cuidados constantes, para minimizar qualquer sofrimento. Constantemente, ela participava de operações policiais e já foi doadora de sangue.
— Kyra cumpriu bravamente sua missão na corporação e deixou registrado o seu nome dentro da instituição e nos corações de todos que puderam conviver um pouco com ela. Uma cachorra fiel, dócil e focada sempre no trabalho que foi treinada, ótima profissional especializada em detecção de armas, munições e entorpecentes — disse o coordenador de Comunicação da GCM, Gabriel Chagas, que já atuou no canil.
Desde a criação do canil em 2018, Kyra atuou em diversas ações, entre elas, operações com as Polícias Federal, Militar e Civil; operações de verão, ações em comunidades e até já serviu como doadora de sangue para outros cachorros. Foram quase sete anos servindo a população campista.

O Canil tem por finalidade possibilitar a complementação da proteção aos bens, serviços e instalações do Município, com emprego de cães, mediante planejamento próprio, isoladamente ou em apoio a outros órgãos de segurança pública.
Toda corporação ficou consternada com a morte de Kyra, principalmente, os agentes do GOC. Nas redes sociais, também, houve comoção. A médica veterinária Francimara Mariano, que já cuidou de Kyra, também, lamentou. “Minha amiga Kyra!!! Tão linda, forte e guerreira!!! Descansa em paz!!! Missão cumprida!! Obrigada pela convivência!”. A agente Giovanna Bissonho, do GOC, falou sobre Kyra. “Uma grande agente canina que honrou com o seu trabalho exemplar. Muitas saudades, loira!".
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS