Mais de 90 toneladas de resíduos são arrecadados em um ano do Recicle Bem
Ingrid Silva 05/06/2024 11:36 - Atualizado em 05/06/2024 18:21

Entrega voluntária "Recicle Bem" - Gisele Santos
Entrega voluntária "Recicle Bem" - Gisele Santos / Genilson Pessanha

A Estação de Reciclagem “Recicle Bem”, do Grupo Barcelos, está completando um ano de inauguração nesta quarta-feira (5), em que também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração teve início a partir das 8h e seguirá até às 18h, no estacionamento do supermercado Super Bom do Parque Tarcísio Miranda, em Campos. Contando com o patrocínio da empresa Unilever, em um ano, o projeto arrecadou mais de 90 toneladas de resíduos recicláveis e contou com a arrecadação voluntária de mais de 10 mil pessoas durante o período. Exclusivamente neste aniversário, a empresa propôs um jogo em forma de roleta, em que, ao contribuir com algum resíduo, é possível ganhar alguns brindes voltados para o meio sustentável, como ecobags, ecocopos, mudas de plantas, entre outros. 

A Estação foi criada inicialmente para reciclagem de resíduos do próprio Grupo, mas ampliou a sua atuação junto à população em geral. O cliente pode levar resíduos recicláveis para serem entregues na loja e, em troca, ganhará um cashback que poderá ser utilizado para pagamento de compras em todas as lojas do Grupo Barcelos. Porém, o ponto de coleta acontece apenas no supermercado localizado no Parque Tarcísio Miranda. Em balanço realizado pelo Grupo, o aplicativo já conta com mais de 2 mil pessoas inscritas. E existe, ainda, a possibilidade de expandir os pontos de coletas para outros supermercados do Grupo, mas é preciso de mais parcerias para que isso se concretize.

A gestora da empresa Recicle Bem, Ana Paula Teles, falou sobre a importância da Estação para com o meio ambiente e também sobre a sensação de realização em um ano depois da arrecadação de 90 toneladas de resíduos recicláveis.

Ana Paula Teles, gestora da empresa "Recicle Bem"
Ana Paula Teles, gestora da empresa "Recicle Bem" / Genilson Pessanha

"Nós comemoramos esse dia e o nós do Grupo Barcelos lançamos esse projeto no ano passado, exatamente nessa data, como um desdobramento das nossas diretrizes ambientais e de políticas de sustentabilidade. Nós temos um compromisso muito grande com o meio ambiente, com a comunidade em que nós estamos inseridos e por essa razão nós implementamos esse projeto com a finalidade de trazer um pouco da nossa política, das nossas práticas para a comunidade (...) Me sinto muito feliz, porque quando nós lançamos o projeto nós não sabíamos o movimento, o quanto de engajamento nós conseguiríamos. E saber que em um ano de projeto nós conseguimos mais de 90 toneladas, retirar do meio ambiente mais de 90 toneladas de resíduo é algo muito importante, é algo muito significativo e é um trabalho que é em continuidade. Isso tudo se dá através de uma educação ambiental implementada, onde através dessa educação a gente consegue esses grandes resultados", disse. 

Outras pessoas que contribuem há tempos com a ação estiveram presentes no aniversário, como a madeireira Gisele Santos. "Eu sou contribuinte dos resíduos desde o início do projeto. Acho um projeto bem bacana e tem que ser até mais divulgado porque é muito importante para o nosso planeta para o exemplo que a gente dá para os nossos filhos. Desde o início do projeto eu contribuo firmemente aqui", relatou.

Já a diarista Edalva Barreto, de 59 anos, contribui há 5 meses com o projeto e também ensina ao seu neto de 9 anos desde pequeno a cuidar do meio ambiente, evitar jogar lixo no chão e, ainda, a fazer a reciclagem de maneira correta. 

Edalva Barreto, contribuinte da empresa há 5 meses
Edalva Barreto, contribuinte da empresa há 5 meses / Genilson Pessanha

"Eu acho uma iniciativa maravilhosa, inclusive, eu tô ensinando meu neto, que eu criei ele, tô ensinando ele a não jogar nem papel de bala no chão antes de dar aqui. Aí aqui, mais do que nunca, eu ensino ele a catar. Aí ele fala, 'eu tenho vergonha'. Não tenha vergonha, porque a gente não tá matando, não é roubando, nem fazendo serviço errado. (...) Se eu for sair o dia todo pra catar, o caminhão vai ser pouco, porque infelizmente as pessoas estão muito sem consciência. Então, como eu falei, eu já ensino meu neto desde pequeno pra poder ter a educação, porque é pro futuro dele, dos filhos dele. E assim vai, porque é muito importante mesmo, não só pelo dinheiro (...) E a maioria das casas, a gente passa, por exemplo, numa rua, tem dez casas, só um ou duas que botam um lixo separadinho”, explica. 

E, como nesta quarta-feira (5) também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes estiveram na celebração para aprender mais sobre como tornar o município mais sustentável, assim como conhecer mais do projeto "Recicle Bem", através de vídeo explicativo e apresentação realizada engenheira ambiental e responsável técnica da empresa, Millena Fonseca. 

Estudantes acompanham comemoração do aniversário de 1 ano do "Recicle Bem" e Dia Mundial do Meio Ambiente
Estudantes acompanham comemoração do aniversário de 1 ano do "Recicle Bem" e Dia Mundial do Meio Ambiente / Genilson Pessanha

"É muito gratificante pra gente fazer esse trabalho, principalmente quando a gente fala dessa questão da educação ambiental, de poder passar essa consciência para os jovens, porque a gente sabe que eles são o futuro, né? A próxima geração. Então, se a gente não passa essa consciência pra eles, a gente fica com um futuro incerto, né? Em relação ao meio ambiente, em relação à nossa sustentabilidade. Então, assim, é um trabalho muito importante pra gente garantir que a gente tenha um desenvolvimento sustentável, pra que a gente tenha um futuro (...) Através desse trabalho a gente acaba fazendo essa educação ambiental não só também com crianças, mas com todos os clientes que vêm aqui todos os dias. Porque toda vez que a gente tira esses resíduos do meio ambiente, a gente tá garantindo que eles tenham um destino correto, que eles não sejam levados pra lugares que possam trazer prejuízos pra gente", disse Millena. 

Millena Fonseca, engenheira ambiental e responsável técnica do "Recicle Bem"
Millena Fonseca, engenheira ambiental e responsável técnica do "Recicle Bem" / Genilson Pessanha

A estudante de farmácia Maria Fernanda Gonçalves, de 19 anos, falou sobre a importância da reciclagem e os prejuízos que isso pode impactar no meio ambiente após assistir a palestra.

"Eu acho que é de extrema importância a gente separar os lixos, trazer aqui pra reciclagem, porque conforme a engenharia ambiental falou, a gente ajuda o meio ambiente, a gente reduz os impactos que o excesso de lixo pode causar na sociedade, e que de certa maneira impacta na nossa vida, no nosso cotidiano. Então eu aprendi, eu achei uma coisa que a gente aprende muitas das vezes de forma abstrata, de algo que as vezes não entra muito na nossa realidade, é que a gente vê que de fato pode ser algo concreto, que de fato podem ser hábitos que a gente pode ter no nosso dia-a-dia, dentro das nossas casas e incentivar as outras pessoas também a terem esse tipo de responsabilidade social". 

A ação aceita os seguintes materiais: papel, papelão, plástico filme, plástico (garrafas pet, de iogurte, de suco; embalagens de produtos de limpeza, baldes, potes, etc.) e latas de alumínio. Para participar do projeto, é necessário realizar um cadastro no aplicativo "Recicle Bem - Barcelos", antes de levar os resíduos. (I.S.)

Estudantes acompanham comemoração do aniversário de 1 ano do "Recicle Bem" e Dia Mundial do Meio Ambiente
Estudantes acompanham comemoração do aniversário de 1 ano do "Recicle Bem" e Dia Mundial do Meio Ambiente / Genilson Pessanha

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS