Mesmo com entulhódromos em Campos, descarte irregular de lixo segue acontecendo
Ingrid Silva 01/05/2024 09:40 - Atualizado em 02/05/2024 09:40
Acúmulo de lixo e entulho em terreno do Flamboyant
Acúmulo de lixo e entulho em terreno do Flamboyant / Genilson Pessanha
Mesmo com diversos Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVEs), ou mais popularmente conhecidos, “entulhódromos”, em Campos, a população segue descartando lixo e entulhos de maneira irregular em terrenos e até mesmo no meio da rua, como segue acontecendo em vários bairros do município. No caso do Flamboyant, praticamente em frente ao entulhódromo, existe um terreno abandonado em que é possível perceber os entulhos que são despejados no local, incluindo até mesmo uma poltrona escondida no meio do mato, como observado nessa terça-feira (30).
Poltrona descartada irregularmente em terreno do Flamboyant
Poltrona descartada irregularmente em terreno do Flamboyant / Genilson Pessanha


Para Amarildo Silva, que trabalha no entulhódromo do Flamboyant, o caso se justifica em necessidade de ter um bom senso, já que o funcionamento de cada PEVE acontece de domingo a domingo, logo em frente ao terreno em que o lixo é depositado, na rua Ewerton Paes da Cunha.

“Infelizmente o pessoal campista tem que ter mais um bom senso, porque com o entulhódromo aqui para jogar lixo, eles jogam ali na frente, entendeu? Aqui é de 7 às 19h, não tem por que jogar ali pelas ruas, aqui é aberto de domingo a domingo, não tem feriado, abre todo dia. Custa vir aqui jogar? Mas não, jogam pelas ruas. É por isso que as ruas nossas ficam assim, tudo a maior imundície, tudo sujo, aí depois quer culpar a prefeitura, são os próprios moradores mesmo que fazem isso”, disse.
Acúmulo de lixo e entulho em terreno do Flamboyant
Acúmulo de lixo e entulho em terreno do Flamboyant / Genilson Pessanha


Além de causar danos ao meio ambiente, a situação ainda colabora para a proliferação de inúmeras doenças, atraindo também insetos e animais peçonhentos. Para o funcionário de um posto de gasolina da área, Luiz Cláudio Amaro, a situação acontece em todo o município e, no local, a limpeza pública realiza seu trabalho e logo depois as pessoas voltam a descartar entulhos. Ele ainda falou sobre a situação das doenças e o aumento na quantidade de mosquitos no trabalho.

“É de modo geral, não é só aqui do lado, nessa beirada aqui, porque os caras vêm e limpam num dia, no outro dia já estão metendo lixo, é muito pneu e jogam de tudo aí, de plástico e tal (...) Tem aumentado bastante, principalmente na parte da tarde, quando vai caindo assim, entrando na noite, tá aparecendo muito mosquito aqui. E não era assim (...) O certo é dar uma atenção maior para as doenças porque a época tá aí, principalmente depois dessa chuva. Não é só na cidade, a situação no país inteiro está brava. Se liga uma televisão, a estatística tá muito grande”, explicou.
Na última semana, a Prefeitura de Campos atentou à população sobre o despejo irregular dos entulhos e o que isso causa para ela mesma, reforçando também a existência de sete entulhódromos ao redor do município, sendo eles situados: na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; Parque Santa Rita, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG); Avenida Zuza Mota; Penha; Caju; Flamboyant e Parque Julião Nogueira.
“Entulhos são de responsabilidade de quem os gera e, portanto, devem ser encaminhados para um dos Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVEs) e não descartados nas vias públicas (...) Eles [os entulhódromos] funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 13h (...) A população também pode colaborar e denunciar aquelas pessoas que estejam fazendo despejo irregular de entulhos em terrenos baldios. Entre em contato através do número (22) 98168-3645 para que possamos atuar e notificar as pessoas que despejam entulhos em locais proibidos”, disse a publicação.
Entulhódromo do Flamboyant
Entulhódromo do Flamboyant / Genilson Pessanha
Outro local que também está sofrendo com entulhos e lixos descartados irregularmente é um terreno próximo ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Na manhã dessa terça-feira (30), até mesmo restos de vegetação que foram descartados irregularmente estavam pegando fogo. Também tinha, no local, restos de material de construção e sacos de lixo. 
Terreno próximo ao Cepop com restos de vegetação pegando fogo
Terreno próximo ao Cepop com restos de vegetação pegando fogo / Genilson Pessanha
Terreno próximo ao Cepop com restos de vegetação pegando fogo
Terreno próximo ao Cepop com restos de vegetação pegando fogo / Genilson Pessanha
A Prefeitura age nas ruas com a secretaria de Serviços Públicos, como foi o caso da situação na pista recém-construída atrás do Boulevard Shopping, em que um acúmulo de lixo também foi observado pela Folha mais de uma vez. Na situação, logo após a limpeza, o local estava novamente sofrendo com o descarte irregular. Assim, a secretaria solicitou a retirada e também cercou a área, o que foi observado pela equipe de reportagem em março de 2024, 2 meses depois da reclamação de moradores sobre o local. 
A Prefeitura informou, através de nota, que existem locais considerados como "pontos críticos" no município e que a secretaria de Serviços Públicos está realizando um mapeamento desses locais para retornar mais frequentemente com a limpeza. "Essas ruas e locais são considerados como "pontos críticos", já que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, faz a limpeza semanalmente e, em algumas áreas, quinzenal. A secretaria está mapeando alguns locais que têm esse problema de descarte irregular de lixo, para retornar com a limpeza. Mais uma vez a secretaria chama a atenção da população para a necessidade dos moradores usarem áreas específicas para descarte de lixo e entulho".
(I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS