Moradores do bairro Nova Goitacazes, na Baixada Campista, ficaram assustados após presenciarem um cachorro da raça pitbull solto nas ruas. De acordo com eles, o animal parece ter sido abandonado e circulava no bairro há pelo menos três dias. Em um caso de repercussão, o ataque de três cães pitbull à escritora e poetisa Roseana Murray, em Saquarema, provocou comoção em todo o Brasil. O cachorro foi resgatado na manhã desta sexta-feira (19), por uma equipe do Centro de Controle de Zoonones (CCZ).
Segundo uma vizinha, que preferiu não se identificar, o animal estava avançando em alunos de uma escola no bairro e de pessoas que passavam na rua.
Ela e o marido conseguiram prender o cachorro por medo de que ele atacasse alguém, mas não podiam ficar com o animal.
“ Meu marido conseguiu prender o cachorro aqui no quintal, mas nós já temos um e pedimos para que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) viesse buscar ele”, contou.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que por meio de nota informou que uma equipe do CCZ esteve no local, na manhã desta sexta-feira (19), e resgatou o animal.
Casos recentes- No último dia 5 deste mês, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três pitbulls, no bairro Gravatá, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Nove dias depois, no dia 14 de abril, um cachorro da raça pitbull atacou e matou com mordidas no pescoço o próprio tutor, em Mogi Mirim, no interior de São Paulo. A vítima era epilética e, segundo a polícia, foi atacada durante uma crise de epilepsia. Um guarda municipal, vizinho da família, ouviu os gritos e, na tentativa de prestar socorro, matou o animal com um tiro.
A vítima, Hugo Otávio Tobias, tinha 31 anos e tomava remédios controlados para evitar as crises epiléticas.