Secretaria de Saúde de Campos alerta para risco de doenças transmitidas via água de enchentes
24/03/2024 16:10 - Atualizado em 24/03/2024 16:10
Foto: Divulgação/Secom
Este fim de semana está sendo marcado em todo o Norte Fluminense por um grande volume de chuva. Em algumas cidades, inclusive, estão sendo registradas enchentes, cuja água contaminada contribui significativamente para o surgimento de várias doenças. Por isso, a secretaria de Saúde de Campos orienta quanto às principais doenças transmitidas após contato com água não tratada, como leptospirose, hepatite A, gastroenterite e infecções cutâneas, inclusive micoses.
A água parada favorece a proliferação de vetores, como o caso do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, água de chuva carrega lama, lixo e esgoto, podendo levar a infecções (em razão da ingestão ou pelo contato direto), como leptospirose (transmitida pela urina de ratos), hepatite A, além de diarreias e algumas doenças cutâneas.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Campos, o infectologista Rodrigo Carneiro, é importante ficar atento aos riscos de contaminação e se prevenir.
— A população deve evitar ao máximo possível o contato com água de enchentes ou de alagamentos. Porém, caso o contato seja inevitável, o correto é proteger a superfície da pele e, imediatamente após esse contato, fazer a antissepsia com água e sabão e, se possível, também aplicar álcool 70% na superfície da pele. Além disso, logo após o contato, as pessoas devem ficar atentas para o aparecimento principalmente de mal estar e febre, caso esses sintomas apareçam devem procurar assistência médica o mais rápido possível e evitar o automedicamento — disse o infectologista.
DOENÇAS CAUSADAS POR ENCHENTES
LEPTOSPIROSE - A leptospirose é uma doença febril de início agudo com dores pelo corpo, dor de cabeça. Além disso, pode haver sangramentos, principalmente quando acomete os rins, diminuindo a função renal e podendo causar lesão hepática, sendo essa a principal causa de óbito por leptospirose.
HEPATITE A - A hepatite A é uma doença de início insidioso. O paciente fica com mal estar, além da possibilidade de febre, dor abdominal, náuseas e vômitos.
GASTROENTERITE - As gastroenterites têm início também abrupto, com dor abdominal, diarreia líquida, náuseas e vômitos. Normalmente, são autolimitadas, duram poucos dias e se resolvem espontaneamente.
INFECÇÕES CUTÂNEAS - As infecções cutâneas vão se caracterizar pelo local da pele que entrou em contato com água contaminada. Depois de alguns dias, o paciente pode ter uma vermelhidão no local, coceiras, e isso pode se espalhar para o resto do corpo.
Rodrigo Carneiro alertou a população, ainda, para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, após o período de chuvas prolongadas. "Essa chuva certamente vai deixar uma considerável quantidade de água estagnada em locais próximos às residências ou terrenos, ou dentro da própria residência. Assim que possível, a população deve vasculhar esses locais para evitar que essa água permaneça parada. Uma outra lembrança importante para quem teve a casa alagada: depois que a água sair, deve ser feita a limpeza da casa. Após a limpeza com água e sabão, deve também ser aplicado algum produto antisséptico, principalmente água sanitária, para fazer a inativação de possíveis agentes de doenças infecciosas", destacou.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local