Rio Itabapoana transborda em Bom Jesus, no Noroeste Fluminense
Mário Sérgio Junior 23/03/2024 11:04 - Atualizado em 23/03/2024 17:28
  • Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

    Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

  • Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

    Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

  • Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

    Chuva em Bom Jesus (Fotos: Reprodução rede social)

Municípios do Noroeste Fluminense seguem em alerta por conta do temporal que atinge todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Bom Jesus do Itabapoana, uma das cidades mais afetadas da região, o rio Itabapoana transbordou. Segundo a Regional de Defesa Civil Norte (Redec Norte), o nível do rio chegou a 6,72 metros conforme medição feita às 8h deste sábado (23), sendo que sua cota de transbordo é de 3,10 mestros. A Prefeitura disponibilizou três abrigos para atender desabrigados, cuja quantidade não foi divulgada.
Segundo a Prefeitura de Bom Jesus, todas as equipes das secretarias municipais juntamente do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para oferecer assistência à população. Também foi recebido apoio da equipe de Bombeiros de Itaperuna e da equipe da Defesa Civil de Italva.
"Desde o momento em que as primeiras ocorrências foram registradas, as equipes da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana estão atuando incansavelmente, é importante destacar que são muito chamados ao mesmo tempo", informou a Prefeitura.
Três abrigos foram disponibilizados para aqueles que estão desabrigados. O primeiro deles está localizado na Escola Anacleto, seguido pelo salão da Igreja São Sebastião e pela Escola Sebastião Pimentel Marques, no bairro Pimentel Marques, além de um ponto de apoio no bairro Santa Terezinha.
"Pedimos a atenção de toda a população, pois a previsão para hoje continua sendo de chuva. Reforçamos a importância de estar atento às orientações das autoridades locais, principalmente em áreas de risco. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193 ou para a Defesa Civil Municipal: (22) 3831-1403 / (22) 99829-4679 / (22) 99779-8711", reforçou a Prefeitura.
O campus do Instituto Federal Fluminense de Bom Jesus também foi atingido pela chuva. Em nota, a reitoria emitiu uma nota dizendo que pretende solicitar recursos emergenciais ao Ministério da Educação.

“A partir de então, torcendo para que as chuvas cessem o mais rápido possível e o nível do rio Itabapoana retome seu curso, iniciaremos as recuperações emergenciais do nosso campus e a elaboração de um relatório para solicitar recursos emergenciais à Setec/Mec, que reserva recursos para "desastres dessa magnitude em nossa Rede Federal”, informou a reitoria por meio de uma rede social.
Em Itaperuna, a localidade mais afetada até o momento foi Raposo. O prefeito Alfredão chegou a visitar a localidade, na noite dessa sexta-feira (22), acompanhado de secretários municipais e da Defesa Civil, para levar apoio à população.
Nessa sexta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, fez uma alerta para a população das regiões Norte e Noroeste do estado para redobrar a atenção por causa das fortes chuvas. Ele destacou que a previsão é chuva acumulada de 200 milímetros nas regiões até domingo (24). Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.
Temporal inunda casas no ES
Temporal inunda casas no ES / Foto: Reprodução
O forte temporal também atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). O acumulado chegou a 295 milímetros em algumas cidades, como Bom Jesus do Norte, município que fica na divisa com o Rio de Janeiro, sendo separado de Bom Jesus do Itabapoana apenas por uma ponte. A força da água arrastou vários carros pelas ruas de Mimoso do Sul e até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi levado pela enxurrada no município. Não há registro de feridos ou óbitos, segundo o governo estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS