Estado do Rio em alerta máximo para fortes chuvas
Dora Paula Paes 21/03/2024 18:34 - Atualizado em 22/03/2024 16:18
Frio
Frio / Folha da Manhã

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Rio de Janeiro está em estágio de alerta para fortes chuvas, com a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (22). Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense também estão alertando para o volume de chuvas acompanhada de raios (moderadas a muito fortes (acima de 50mm/h, com acumulado acima de 200mm/24h ) e rajadas de ventos moderados a fortes. Para prestar socorro em casos de emergências, o Corpo de Bombeiros anunciou reforço no efetivo. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira após o Rio entrar em alerta máximo. Diversas prefeituras fluminenses também acompanharam o governador e deram ponto facultativo. Em Campos, apenas a Câmara Municipal de Vereadores seguiu a medida do Estado. 
O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos alertou que, devido à atuação de uma frente fria, há previsão de chuvas moderadas a muito fortes, acompanhadas de rajadas de ventos também fortes em Campos dos Goytacazes entre esta sexta-feira e próximo o domingo, sendo possível um acumulado pluviométrico significativo. O IFF Guarus suspendeu todas as atividades nesta sexta e sábado, e o Sesc também não abriu as portas nesta sexta.

O coordenador do Centro de Monitoramento de Desastres, Leandro Freitas, diz que a orientação é de atenção e precaução, principalmente por parte de moradores de áreas suscetíveis a riscos.

“Devido às condições meteorológicas adversas, com a chegada de uma frente fria prevista para atingir nosso município, esperamos chuvas moderadas a fortes, especialmente durante o sábado”, comentou o coordenador.

Durante esse período, a população deve ficar preparada, já que há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no trânsito e transporte rodoviário.
Chuva em Campos - 07/03/2024
Chuva em Campos - 07/03/2024 / Rodrigo Silveira


A atenção máxima de alerta está para as áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense. Nessas localidades, os comandantes vão ficar aquartelados, de prontidão junto com a tropa, para pronta resposta a possíveis ocorrências. O próprio governador Cláudio Castro está acompanhando o monitoramento do Cemaden. Segundo ele, o estado investiu mais de R$ 3 bilhões nas ações de prevenção às chuvas. Somente ao Corpo de Bombeiros, foi destinado cerca de R$ 1 bilhão em equipamentos, viaturas e maquinários. "O efetivo da Defesa Civil está pronto para atuar e proteger vidas", destacou Castro.
Aulas da rede municipal de Campos suspensas nesta sexta
Devido à previsão de alto índice pluviométrico, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia decidiu suspender as atividades nas unidades escolares da rede municipal de ensino e na sede da Secretaria a partir das 16h desta sexta-feira (22). O secretário da pasta, Marcelo Feres, emitiu ofício circular a todas as escolas e creches na tarde de hoje informando da decisão.
São João da Barra
No caso de São João da Barra, a prefeitura se reuniu para definir estratégias de atuação durante o período de fortes chuvas.Durante o encontro ficou definida uma linha de comunicação imediata entre os setores em caso de emergência, com a designação de responsáveis de cada secretaria para atender às demandas. Entre as que poderão ocorrer estão transporte e atendimento médico, desobstrução de vias, esgotamento de pontos alagados, abrigo a pessoas desalojadas, entre outras situações.

Caminhões de esgotamento sanitário e abastecimento de água estarão disponíveis e os principais pontos críticos afetados pelas chuvas já estão identificados. Também ficou definida uma equipe de emergência para lidar com problemas de falta de energia, que pode afetar as bombas de drenagem e a equipe de poda da empresa responsável pela limpeza pública irá atuar em caso de quedas de árvores.
A orientação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período. A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Macaé
O município de Macaé, também no Norte Fluminense, informou que está mobilizado para ações preventivas para as chuvas. O prefeito Welberth Rezende chegou a convocar reunião do Gabinete de Gestão de Crise e determinou a execução de medidas de limpeza e manutenção dos principais sistemas de drenagem da cidade, ação que segue de forma contínua em diversos pontos do município. A reunião contou com a participação do Superintendente Regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Cliton da Silva Santos.

Welberth destacou também a criação de uma estratégia de atendimento direto à região serrana de Macaé, com objetivo de agilizar trabalhos de recuperação de estradas e de garantia de acesso dos moradores.
Quissamã 
Não está sendo diferente em Quissamã. A Defesa Civil de Quissamã emitiu alerta para chuvas intensas desta quinta a domingo (24). O órgão manterá equipes de prontidão, e, em caso de emergência, a Defesa Civil deverá ser acionada através do 199 e (22) 2768-2956.
São Francisco de Itabapoana
Em São Francisco de Itabapoana, o comunicado de estágio de alerta está sendo divulgado através das mídias sociais da Prefeitura. Em caso de emergência, a população deve ligar para (22) 99726-4708.

Preparação para as chuvas no Noroeste

A Defesa Civil de Itaperuna informa que, com base no monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET, há previsão de chuva forte no município, chegando a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos fortes. A Defesa Civil alerta para que todos os moradores das áreas de risco fiquem atentos às informações divulgadas, busquem um lugar seguro durante esse período e informem à Secretaria caso haja danos em imóveis e deslizamentos de encostas, pelo whatsapp número (22)3824-6334.
Suspensão do expediente e dos prazos no Tribunal de Justiça 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, assinaram no fim da tarde desta quinta-feira (21) Ato Conjunto que determina suspensão do expediente nesta sexta-feira, dia 22 de março, e a suspensão dos prazos processuais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, em todo o Estado, em razão da previsão de forte chuva que atingirá a região. 
A decisão acompanha o ponto facultativo decretado pelo Poder Executivo para garantir a segurança e integridade física de advogados, partes, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. As medidas em caráter de urgência serão atendidas remotamente pelo Plantão Judiciário.  A decisão foi estabelecida pelo Ato Conjunto 03/2024, que será disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira.
Municípios que decretaram ponto facultativo nesta sexta:
Prefeitura de Mesquita
Prefeitura de Itaboraí
Prefeitura de Petrópolis
Prefeitura de Queimados
Prefeitura de Niterói
Prefeitura de São Gonçalo
Prefeitura de Japeri
Prefeitura de Mangaratiba
Prefeitura de Nova Friburgo
Prefeitura de Maricá
Prefeitura de Itaperuna
Prefeitura de Duas Barras
Prefeitura de Seropédica
Prefeitura de Paracambi
Prefeitura de Angra dos Reis
Prefeitura de Cabo Frio
Prefeitura de Búzios
São João da Barra
Natividade
Italva
Rio de Janeiro
Carapebus
Itaguaí
Casimiro de Abreu
Tanguá
Silva Jardim
São Fidélis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS