Alunos do Paraesporte de Campos participam do Desfile das Campeãs do Grupo Especial do Carnaval
Como já havia ocorrido em anos anteriores, alunos e professores do projeto Paraesporte, de Campos, participaram da abertura do desfile das escolas de samba campeãs do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no último sábado (17), na avenida Marquês de Sapucaí, na capital carioca, e os campistas integraram a apresentação da escola Embaixadores da Alegria, formada por pessoas com deficiência.
— Essa experiência é extremamente positiva para os alunos com deficiência. Participar de um evento desta magnitude proporciona a eles autonomia e a inclusão com muita diversão, além de contribuir para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, promovendo a inclusão e a autoconfiança — afirma o fundador do projeto Paraesporte, Raphael Thuin, atualmente vereador de Campos.
Uma das profissionais que integraram a delegação do Paraesporte na Sapucaí, a professora de educação física Nayara Mothé comentou sobre a animação dos alunos.
— Antes mesmo de voltarem para Campos, eles já estavam ansiosos para voltar em 2025 — disse ela.
Alguns familiares de assistidos do Paraesporte também puderam participar do desfile. Foi o caso de Regina Suely Cardoso Marins, mãe do aluno Gabriel Marins.
— Meu Gabriel já participa há dois anos e fica deslumbrado com a experiência, se sente acolhido — disse Regina Suely.
Hoje com cerca de 1.200 componentes, a escola de samba Embaixadores da Alegria foi criada pelo britânico Paulo Davies, durante o desfile da Viradouro, em 2006, e desde então desfila no sábado das campeãs. O nome da agremiação foi escolhido em enquete realizada na internet.