Jovem de 21 anos faz viagem pelo Brasil de bicicleta com o objetivo final de atravessar o Paraguai
Ingrid Silva (estagiária) 27/09/2023 21:17 - Atualizado em 28/09/2023 11:04
O quissamaense Filipe Maia, de 21 anos, está em uma jornada pelo Brasil, percorrendo várias cidades de bicicleta. A aventura começou no dia 19 de julho, quando saiu de sua cidade natal com o objetivo final de chegar a Foz do Iguaçu, cidade do Paraná, pretendendo atravessar para o Paraguai. Passando por Macaé e por todo o litoral de Paraty, o jovem começou, neste mês de setembro, a subir para o estado de Minas Gerais, onde está percorrendo a Estrada Real.
Filipe Maia passando por Minas Gerais
Filipe Maia passando por Minas Gerais / Reprodução: Redes sociais


Filipe também percorreu por Angra dos Reis, São Tomé das Letras e várias outras cidades, tendo como objetivo rodar por mais de 1.000 km. Ele está viajando sozinho, mas, em dois momentos, esteve acompanhado de outros viajantes que conheceu na estrada, como em Paraty.
Ele chegou a fazer um perfil na rede social Instagram voltado para a cicloviagem, com o intuito de colecionar momentos, tornar pública a aventura e também para quem quiser apoiá-lo financeiramente, com pix pela chave [email protected].
Filho do guarda municipal Marcos das Chagas Maia e de Flávia Cristina dos Santos Souza, Filipe foi inspirado, em 2019, pelo viajante Jesse Koz, curitibano que iniciou uma viagem pelo continente americano com um Fusca e seu cachorro. “Desde lá vim acompanhando outros viajantes e me inspirando. Então, no começo deste ano decidi pôr em prática, tranquei a faculdade de Sistemas de Informação e saí do emprego como programador. Usei minha rescisão para me preparar e saí para a viagem”, contou.
Filipe também contou sobre as ocasionalidades que acontecem durante o percurso, como pessoas que vão conversar com ele, às vezes dão dinheiro, comida ou só seguem o perfil no Instagram, coisas que o deixam feliz pela generosidade das pessoas com os viajantes.
O jovem falou, ainda, sobre a experiência que tem sido toda essa aventura da viagem e o quanto ele tem aprendido por cada lugar que passa, assim como o quanto ele está feliz com esse novo estilo de vida. "Tem sido indescritível e mágico, porque viver como um viajante e não como um turista é diferente, a gente aproveita todo o percurso do destino, ainda mais indo de bicicleta. A gente pedala cada quilômetro, desce cada quilômetro em cima de uma bicicleta. Então, no meio disso tudo a gente vê muitos lugares lindos, muitos pássaros e, conforme a gente passa pelas cidades e estados, tudo muda. Os insetos mudam, a estrada muda, as pessoas mudam e, com isso, a gente só vai aprendendo mais e mais do quanto o mundo é diferente, as pessoas são diferentes e a gente só tem a aprender (...) Eu estou muito feliz em ter escolhido esse meu novo estilo de vida. Eu acho que nunca aprendi tanto em tão pouco tempo, e sei que quanto mais tempo eu estiver vivendo isso, mais eu vou aprender, mais eu tenho essa sede de viajar e quero ir cada vez mais longe", relata.
Nesta quarta-feira (27), o viajante está em Minas Gerais, passando por São João Del Rei, Tiradentes e Ouro Preto, entre outras cidades. Para além disso, Filipe pretende conhecer a capital, Belo Horizonte, e depois partirá para São Paulo, mas sem uma rota definida até o momento. Com dois meses na estrada, o objetivo de conhecer o Paraná e atravessar para o Paraguai está cada vez mais próximo e, durante o trajeto, ele segue aproveitando um pouco de cada lugar, deixando também marcas por onde passa. (I.S.)
Marca de "Freelipin" no Sana, em Macaé, no final de julho durante a viagem
Marca de "Freelipin" no Sana, em Macaé, no final de julho durante a viagem / Reprodução: Redes sociais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS