Operação prende oito pessoas em Ururaí e apreende cerca de R$ 29 mil, além de drogas
23/08/2023 11:12 - Atualizado em 24/08/2023 09:37
  • Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

    Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

  • Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

    Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

  • Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

    Coletiva de imprensa (Foto: Genilson Pessanha)

  • Operação conjunta em Ururaí

    Operação conjunta em Ururaí

Oito pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (23), durante a Operação React, realizada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, em Ururaí, em Campos. Segundo a PM, também foram apreendidos cerca de R$ 29 mil em espécie, que seriam provenientes do tráfico de drogas, além de drogas e arma. A apreensão aconteceu um dia após a Polícia Militar encontrar aproximadamente 500 kg de maconha na localidade de Ponta Grossa, na Baixada Campista.
O material recolhido e os presos foram levados para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde o caso foi registrado. Ainda segundo a polícia, as prisões foram efetuadas na área central de Ururaí e em um local conhecido como Ilha.
A operação foi deflagrada para cumprir mandados de prisão emitidos após ataques recíprocos entre facções rivais da Tapera e Ururaí, sendo realizado o levantamento de informações do serviço de inteligência a fim de identificar os indivíduos que tiveram participação em tais ações. Dos oito presos, sete foram em cumprimento de mandados e um em flagrante.
Além do dinheiro, foram apreendidos uma pistola 9 mm, 209 pinos cocaína, 250 g  também de cocaína, 1,35 kg de pasta base da mesma droga, 2 mil pinos vazios, uma balança de precisão, um tonel e três rádios de transmissão.
Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta, a delegada titular da 134ª DP, Natália Patrão, ao lado do subtenente Vinicius Mello, falou sobre a operação. Entre os presos está o chefe da facção TCP de Ururaí.
— Inicialmente, houve um ataque de integrantes da facção de Ururaí na comunidade da Tapera, em razão de rivalidade entre facções. Após esse ataque, integrantes da facção da Tapera fizeram uma live, onde atacaram de forma verbal os integrantes da facção de Ururaí. Por conta disso, no dia 16 de maio, os integrantes da facção de Ururaí atacaram a localidade da Tapera, onde duas pessoas foram mortas e duas baleadas — disse a delegada.
No caso da Tapera, ainda de acordo com Natália, houve, há três semanas, outra operação, em que foram presos os autores da tentativa de homicídio, que deixou três vítimas. Uma máscara de super-herói usada no ataque onde dois homens morreram e dois foram baleados também foi apreendida.
— Hoje deflagramos a Operação em Ururaí para prender os autores que participaram do ataque de Ururaí na Tapera. Foram nove mandados de prisão temporária expedidos, sendo sete cumpridos e dois ainda estão foragidos, além de quatro autos de prisão em flagrante — destacou a delegada.
O subtenente Mello falou sobre a importância das ações nas duas localidades. “Nenhum conflito será tolerado e nem irá prosperar. Os dois ataques sofreram a repressão do Estado”, disse Mello.
Outro — Aproximadamente 500 quilos de maconha foram apreendidos pela PM na manhã dessa terça-feira (22), na localidade de Ponta Grossa, na Lagoa Feia, na Baixada Campista. O material, que segundo a PM pertence a uma facção que abastece toda a região, foi encontrado em oito tonéis, dividido em 414 tabletes da droga. Também foi encontrado material para embalar a droga, que estava enterrado no local. 
A apreensão aconteceu em um local próximo ao limite entre Campos e Quissamã. Pela dificuldade de acesso com viaturas, a PM utilizou um barco para a retirada da droga apreendida.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS