Desnível no recapeamento asfáltico da 28 de Março incomoda motoristas
Ingrid Silva (estagiária) 22/04/2023 09:59 - Atualizado em 22/04/2023 10:12
Desnível nos bueiros da Avenida 28 de Março
Desnível nos bueiros da Avenida 28 de Março / Rodrigo Silveira: Folha da Manhã
A obra de recapeamento asfáltico na Avenida 28 de Março, em Campos, nem bem chegou ao final, e motoristas têm reclamado de desníveis onde ficam os bueiros, que se encontram mais baixo do que o nível do asfalto, o que se traduz em transtornos tanto para os motoristas quanto para os transportes, que usam a principal via da cidade. O recapeamento da avenida tinha previsão de terminar na primeira semana de abril, porém, neste sábado (22), a obra segue acontecendo, agora no trecho da Antiga Estação, no Parque Leopoldina, em direção à Beira Valão, na área central.
Segundo o funcionário de uma loja próxima a um dos buracos, na área do Turf Club, um motociclista já caiu e tiveram outros acidentes. “Os carros e motos acabam batendo por causa do desnível. Um perigo”, disse.
Para a motorista de aplicativo Amanda Moura, de 43 anos, os desníveis por causa dos bueiros, depois da intervenção no asfalto, são frequentes pela cidade e causam incômodo, mas os da 28 de Março, explica, são um "escandâlo de perigosos", deixados de lado na obra que está sendo realizada na avenida.

“Toda vez que eles mexem no asfalto fica assim, mais para baixo. Também têm um pessoal que está roubando tampa de bueiro, aí o buraco fica pior ainda. É algo que me incomoda porque eu tenho que desviar e muitas vezes, por conta do trânsito, não tenho como. Então, acabo passando por esse desnível, fora que dependendo da profundidade pode acabar causando prejuízo, pois pode quebrar algo na suspensão do carro”, explicou.
Já para o profissional de Tecnologia da Informação (TI) Alex Ribeiro, de 54 anos, o medo de danificar a suspensão do carro também acontece. “Acredito que quem dirige com mais frequência consegue prever ou adivinhar o caminho para não passar pelo buraco. Eu como não tenho muito costume, normalmente tenho que desviar em cima, frear, tirar do buraco e a noite é pior ainda. Então tem risco até de danificar a suspensão do carro, pode causar um acidente, derrubar uma moto se desviar de repente. A outra opção é andar devagarinho esperando que já tenha um buraco para não ser pego de surpresa”, disse.
Ele conta ainda que, apesar desses desníveis dos bueiros, depois da obra realizada no trecho ficou bem melhor para os motoristas, porque, segundo Alex Ribeiro, conseguiram diminuir os outros desníveis que a avenida 28 de Março possuía.
A obra faz parte de uma recuperação asfáltica de 103 ruas da área urbana e é realizada através de parceria do município de Campos com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que, por meio de uma licitação, executa os serviços através de engenheiros da construtora Metropolitana.
Quanto aos desníveis na pista com a questão dos bueiros, a secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que está em contato com a secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades para que seja feita uma revisão no serviço já prestado até o momento pela empresa contratada pelo Estado para realizar a obra na avenida.
Já a secretaria estadual de Infraestrutura e Cidades (SEIC) respondeu que a intervenção na Avenida 28 de Março segue acontecendo e que o prazo inicial para conclusão, na primeira semana de abril, foi alterado em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses. A pasta não informou novos prazos para a conclusão dessas obras que estão sendo realizadas dentro da parceria entre os governos do Estado e do município. 
Desnível nos bueiros da Avenida 28 de Março
Desnível nos bueiros da Avenida 28 de Março / Rodrigo Silveira: Folha da Manhã


ÚLTIMAS NOTÍCIAS