De acordo com o subsecretário de Defesa Civil Municipal, major Edson Pessanha, as equipes do estado estão na fase de “realizar a contenção do dique com pedras para logo após reforçar o talude”. A equipe informou que se a situação estivesse normal, até esta terça-feira (10) essa etapa da obra estaria pronta. Mas como houve muita chuva, que dificultou a chegada do material, ela deve se prolongar até quarta-feira (11)”, informou.
Em recente entrevista, o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, falou sobre o pedido dos trabalhos em regime 24h: "Estamos em contato direto com o gabinete do secretário Uruan Andrade e, por ofício enviado por e-mail, no final da manhã desta sexta (6), fizemos a solicitação, justificada pelas previsões de chuvas no Rio, São Paulo e Minas Gerais, que devem elevar o nível do Paraíba, em Campos. Também encaminhamos matérias de jornais desse período, no ano passado, mostrando como a cota do rio ficou elevada", disse o secretário.
Rompimento - No último dia 19 de dezembro parte do dique que margeia o rio Paraíba do Sul se rompeu, na Avenida XV de Novembro, entre as ruas Barão de Miracema e Voluntários da Pátria. O trecho corresponde a aproximadamente 200m de extensão. Durante o rompimento do dique, um carro chegou a ser arrastado e caiu no rio, mas o motorista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros que passava pelo local.
Já na quarta-feira (21), equipes do Governo do Estado foram enviadas para iniciar os trabalhos de estudo e posteriormente reconstrução do trecho. O trecho da Avenida XV de Novembro deve continuar interditado por cerca de três meses e só após esse período poderá ser liberada meia pista para fluxo de veículos.