Dora Paula Paes
19/12/2022 15:41 - Atualizado em 19/12/2022 21:53
Ruas de Campos alagadas (Foto: Rodrigo Silveira)
Ruas de Campos alagadas (Foto: Rodrigo Silveira)
Ruas de Campos alagadas (Foto: Rodrigo Silveira)
Ruas de Campos alagadas (Foto: Rodrigo Silveira)
A Regional de Defesa Civil Norte divulgou na tarde desta segunda-feira (19) um aviso de chuvas intensas, com grau de perigo. O tempo ruim está previsto entre as 11h desta segunda e 11h de terça-feira (20). O alerta é com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em Campos, algumas ruas voltaram a registrar alagamentos na área central e na avenida Pelinca. Em bairros como Parque Tamandaré e São Caetano, a situação também é crítica com a chuva intensa desde às 13h.
Com cinco horas de chuva, por volta das 18h, o campista vive momentos de transtornos em algumas áreas e uma complicada volta para casa ao final do expediente comercial. A Ponte de Rosinha voltou a ficar fechada, na área central, com o grande volume d´água na cabeceira na Avenida José Alves de Azevedo. Uma árvore também caiu na rua Aquiles Sales, no Centro, na esquina com a Tenente Coronel Cardoso; ninguém se feriu.
Ainda, em Campos, a secretaria de Defesa Civil informa que o setor de Monitoramento da pasta emitiu alerta para previsão de chuvas significativas entre está segunda e quarta-feira (21), havendo a possibilidade de pancadas fortes em alguns momentos. "A secretaria pede que a população tenha atenção e precaução, principalmente moradores de áreas suscetíveis a ocorrências de alagamentos", diz a nota.
Sobre o Rio Paraíba do Sul, a pasta informa que a cota atual está em 6,13 m, muito distante da cota de transbordo que é de 10,4 m. A previsão é que o rio continue recebendo água, podendo ultrapassar a marca dos 07 metros nos próximos dias, "mas até o momento, não há motivos para preocupação", ressalta a Defesa Civil Municipal.
A Defesa Civil Norte orienta, que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é se possível desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O alerta do estado abrange, além de Campos, os seguintes municípios: Aperibé, Bom Jesus, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, entre outras cidades.