O ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino terá início no dia 7 de fevereiro e previsão de término no dia 16 de dezembro de 2022. O Calendário Escolar para este ano está publicado no Diário Oficial do município (aqui). Ao todo, serão 206 dias letivos, garantindo o cumprimento do mínimo de dias letivos determinado em lei, de acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. Para a volta às aulas, será exigido o passaporte de vacina para que os alunos da rede municipal possam ingressar nas escolas, como andiantaram o prefeito Wladimir Garotinho e o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, em entrevistas ao programa Folha no Ar.
O calendário referente à Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental está distribuído em quatro bimestres, sendo o 1º bimestre de 7 de fevereiro a 30 de abril; 2º bimestre de 2 de maio a 8 de julho; 3º bimestre, 25 de julho a 30 de setembro; e 4º bimestre, 3 de outubro a 16 de dezembro.
O cronograma pertinente ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está distribuído em dois semestres, da seguinte forma: 1º semestre, com 104 dias letivos, sendo 1º bimestre de 7 de fevereiro a 30 de abril e 2º bimestre de 2 de maio a 8 de julho; além do 2º semestre, com 102 dias letivos, sendo: 1º bimestre de 25 de julho a 30 de setembro e 2º bimestre de 3 de outubro a 16 de dezembro.
A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) divulgou o resultado da pré-matrícula para o ano letivo de 2022 no dia 12 de janeiro. Marcelo lembrou que os pais ou responsáveis devem efetuar a confirmação da matrícula até o dia 31 de janeiro, na própria escola ou creche onde os filhos foram alocados, das 7h às 17h, munidos dos documentos e comprovante de inscrição exigidos no processo da pré-matrícula.
No caso das unidades escolares que também funcionam com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o horário de atendimento será estendido até às 20h. “Para saberem para qual unidade os estudantes foram alocados, os responsáveis devem acessar o mesmo site onde realizaram o cadastro de pré-matrícula”, orientou. Mais de 6.400 pessoas foram inscritas na pré-matrícula, cujo processo ocorreu entre os dias 16 e 26 de novembro de 2021.
— O não comparecimento para a confirmação e efetivação da matrícula no período determinado corresponderá à desistência da vaga. E, neste caso, o responsável deverá dirigir-se à sede da Secretaria de Educação para que o aluno seja encaminhado para a unidade escolar mais próxima que possua vaga — explicou o secretário.