Folha1
18/01/2021 18:24 - Atualizado em 18/01/2021 20:18
Começou, no início da noite desta segunda-feira (18), a vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro. A imunização aconteceu no Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do estado. As primeiras cariocas vacinadas foram Teresinha da Conceição, de 80 anos, e Dulcineia da Silva, de 59 anos. As doses da CoronaVac, previstas para chegarem às 13h na capital, foram entregues pouco antes das 17h. O primeiro estado a iniciar a vacinação no país foi São Paulo.
De acordo com informações do portal G1, Teresinha estava em situação de vulnerabilidade e, em 2015, foi acolhida pelos serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro. A casa em que a idosa morava foi demolida pela Defesa Civil devido a más condições e por ser perto de uma ribanceira, o que a levou ao abrigo. Já Dulcineia trabalha como técnica de enfermagem no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, unidade destinada ao atendimento de pacientes com coronavírus.
Interior — A secretaria de Estado de Saúde informou, por meio de nota, que, assim que as doses da CoronaVac chegassem ao Rio de Janeiro, imediatamente seriam distribuídas aos 92 municípios do interior.
A quantidade de doses destinada a cada cidade foi determinada a partir do número de pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas; de pessoas com deficiência também institucionalizadas; de povos indígenas e de 34% dos profissionais da Saúde. A dosagem estimada pelo governo do Estado para entrega aos municípios do interior pode sofrer alteração.
Doses por municípios do Norte e Noroeste Fluminense: