A diferença segue na qualidade
Matheus Berriel 08/01/2023 08:31 - Atualizado em 08/01/2023 12:32
Fundador da Folha da Manhã, Aluysio Cardoso Barbosa
Fundador da Folha da Manhã, Aluysio Cardoso Barbosa / Genilson Pessanha
Um sonho do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa abraçado por um grupo de visionários como ele, que incluía a esposa, Diva Abreu Barbosa, mais Andral Tavares, Pereira Junior, Claudio César Soares, Luiz Carlos França, Thereza Cristina Pereira e José Muylaert. Este foi o ponto inicial da Folha da Manhã, que completa neste domingo (8) 45 anos de existência e se expandiu ao longo da história, tornando-se o maior grupo de comunicação do Norte Fluminense.
— Muitos de nós sonhamos, mas quem sonhou com a Folha primeiro foi Aluysio Barbosa. Quando ele partiu, em 2012, deixou comigo a responsabilidade e a missão de tocar o grupo, que não é fácil. Mas, com trabalho e muita fé, a gente vem cumprindo esse dever, mantendo na Folha o que prevê o seu slogan: “A diferença está na qualidade”. A Folha é a filha que eu não tive — afirma a diretora-presidente do jornal, Diva Abreu Barbosa.
Nas bancas pela primeira vez em 8 de janeiro de 1978, a Folha da Manhã teve que encontrar espaço num dos mais tradicionais mercados de mídia impressa do interior brasileiro. Um dos seus concorrentes de vendas, por exemplo, era o “Monitor Campista”, terceiro jornal mais antigo do Brasil, então com 169 anos de funcionamento, sem contar jornais tradicionais como “A Notícia” e “A Cidade”. O diferencial da Folha, então, foi inovar. A utilização do processo de impressão em offset e a composição em equipamento eletrônico foram pilares importantes para que, em apenas três meses, o jornal consolidasse a sua posição de liderança na cidade, mantida até os dias atuais, com prêmios e vitórias em pesquisas durante os 45 anos de história. Junto à tecnologia, estiveram aliados os conceitos de jornalismo moderno, alinhados com o que surgia de melhor na imprensa nacional e até internacional.
Em 1996, veio a modernização do parque gráfico, possibilitando que a Folha passasse a ser impressa em cores, com fotolito digital, através de imagesetter, hoje possuindo o sistema CTP (Computer-to-plate). Foi outra conquista para manter a liderança tanto em vendas quanto em assinaturas, classificados e anúncios.
Avanços posteriores vieram com a entrada na era digital, há mais de 15 anos, contando atualmente com edição on-line para assinantes e versão digital por meio do portal Folha1. Também integram o Grupo Folha a Plena TV (canal de televisão a cabo), a Inter TV Planície (afiliada Rede Globo na TV aberta) e as rádios Folha FM 98,3, em Campos, e Hits 99,7 FM, em Macaé.
História construída por muitos profissionais
Muitos foram os profissionais que passaram pela Folha durante estes 45 anos de história. Um deles, o designer gráfico Luiz Carlos Pontes França, foi diretor do jornal pouco depois da sua fundação, em 1978, até o final dos anos 1990. França morreu em 15 de julho de 2022, aos 75 anos.
Diva Abreu Barbosa
Diva Abreu Barbosa / Genilson Pessanha
— Ele ajudou a fundar a Folha, era um grande artista gráfico. Fez toda a campanha de abertura da Folha. Ficou bastante tempo aqui, chegou a ser diretor, e, mesmo depois que saiu, continuou amigo. Tanto é que, nos 40 anos da Folha, foi um dos ex-diretores que fizeram parte da escolha da logomarca comemorativa. Resumindo, ele é Folha de coração — comentou Diva Abreu Barbosa na ocasião.
Da família Abreu Barbosa surgiram novos diretores, realizando um desejo antigo do fundador Aluysio Cardoso Barbosa: o de que os filhos atuassem no jornal. Filho homônimo, o jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa ingressou na Folha no final da década de 1980, como articulista de política, e segue até os dias atuais, como diretor de redação. Também nos anos 1990 entrou Christiano Abreu Barbosa, diretor-financeiro. E o sonho de Aluysio Cardoso Barbosa se estendeu à terceira geração no final de 2021, quando o neto Ícaro Abreu Barbosa, já atuante como jornalista, assumiu o controle das redes sociais, simbolizando o olhar da Folha para o presente e o futuro.
Reconhecimento nos 45 anos
Cláudio Castro
Cláudio Castro / Divulgação
“Com alegria, parabenizo o Grupo Folha pelos seus 45 anos de fundação. Há mais de quatro décadas este importante jornal vem se modernizando e testemunhando o desenvolvimento da região, fazendo jus ao slogan da época de sua criação: “Um jornal do nosso tempo”. Cumprimento a direção da Folha, estendendo o reconhecimento aos profissionais que nela trabalham, sempre informando leitores com transparência, sustentada por princípios éticos, equilíbrio e isenção”.
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
Wladimir Garotinho
Wladimir Garotinho / Genilson Pessanha
“A Folha da Manhã tem desempenhado ao longo dos anos um importante papel na defesa do desenvolvimento de Campos e região, buscando a integração e o diálogo da sociedade civil com os agentes públicos para gerar resultados para a cidade, um caminho que defendo para o crescimento sustentável desde de que fui deputado federal e agora prefeito. Parabéns à Dona Diva, Aluysio e Christiano, aos jornalistas, radialistas e colaboradores da Folha”.
Wladimir Garotinho, prefeito de Campos
Rodrigo Bacellar
Rodrigo Bacellar / Agencia Berenger
“A Folha da Manhã se consolidou como um importante veículo de comunicação do nosso estado do Rio de Janeiro. São 45 anos de participação direta em debates históricos, estando presente diretamente em várias pautas importantes, como defesa dos royalties e luta pela duplicação da rodovia BR 101. É informação com responsabilidade social e consciência sobre o papel da imprensa nas transformações sociais”.
Rodrigo Bacellar, deputado estadual licenciado e secretário estadual de Governo
Carla Caputi no Folha no Ar
Carla Caputi no Folha no Ar / Rodrigo Silveira
“São 45 anos de competência, credibilidade e responsabilidade com a informação. Referência no jornalismo de qualidade, a Folha tem sua marca consolidada como fonte ética, confiável e relevante na produção de notícias. Um jornal moderno, dinâmico, integrado à era digital e que tem cumprido a indispensável e desafiadora missão de escrever a história da região. Celebramos com orgulho e reconhecimento mais este aniversário. Parabéns aos profissionais e à família Abreu Barbosa!”.
Carla Caputi, prefeita de SJB
Bruno Dauaire
Bruno Dauaire / Folha da Manhã
“A Folha da Manhã tem grande importância para o jornalismo do Norte e Noroeste, e principalmente para os cidadãos de Campos, que recebem informação confiável e de qualidade. Parabenizo toda equipe pelo empenho nesses 45 anos, por alcançarem a população e fazerem a diferença em diversas plataformas. Por isso, desejo muito sucesso na continuidade do trabalho de noticiar com verdade e ética. Vida longa à Folha!”.
Bruno Dauaire, deputado estadual licenciado e secretário estadual de Habitação
Carla Machado, prefeita de SJB
Carla Machado, prefeita de SJB / Foto: Paulo Pinheiro
“Gostaria de parabenizar a Folha da Manhã pelos 45 anos trazendo informações para toda a região. Sabemos da credibilidade que o jornal conquistou e vem conquistando ao longo desses anos, passando para o leitor uma visão ampla e atualizada dos fatos e acontecimentos. Sinto-me sempre muito honrada em participar dos eventos promovidos pela Folha e ver o fruto de um sonho de Aluysio Cardoso Barbosa se realizando a cada edição. Parabéns, Folha!”.
Carla Machado, deputada estadual eleita
Francisco Roberto de Siqueira
Francisco Roberto de Siqueira / Divulgação
“Celebrar o aniversário da Folha significa também saudar a democracia e o compromisso com o desenvolvimento regional, valores estes em consonância com os da Firjan. Vivemos uma década de grandes desafios, com projetos que poderão mudar o patamar da região. E a Folha chega aos 45 anos de fôlego renovado, adaptada às inovações midiáticas e preparada para continuar contribuindo com o progresso do Norte Fluminense”.
Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan NF
Frederico Paes
Frederico Paes / Folha da Manhã
“O jornal Folha da Manhã, há 45 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do estado do Rio do Rio de Janeiro. Mais do que transformar fatos em notícias, a Folha da Manhã é responsável por perpetuar acontecimentos na história. Parabéns à amiga Diva Abreu, aos seus filhos, Aluysio e Christiano, e a todos os colaboradores que construíram essa trajetória de sucesso”.
Frederico Paes, vice-prefeito de Campos e presidente da Coagro
“Em tempos de ‘fake news’, ‘teorias conspiratórias’ e ‘mundos paralelos’, a informação de qualidade, lastreada na realidade factual e nas ciências, balizada pelo compromisso ético com a verdade, a democracia e o bem comum, torna-se um imperativo para o exercício da cidadania ativa. Nesse sentido, os 45 anos da Folha devem ser celebrados com entusiasmo, pelo seu pioneirismo e inovação na área de comunicação. Parabéns, Grupo Folha!”.
Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do IFF
Vinícius Patel
Vinícius Patel / Divulgação
“Parabenizamos o jornal Folha da Manhã pelo seu aniversário! São 45 anos contribuindo para a formação de opinião local, levando informação de qualidade para Campos e toda a região Norte e Noroeste Fluminense, com a credibilidade adquirida com o pioneirismo no jornalismo regional. Vida longa a esta parceira, que é tão conectada aos nossos valores aqui no Porto do Açu!”.
Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu Operações
“Acompanho o trabalho da Folha desde o início, e a Folha sempre esteve presente na minha vida, uma grande parceria com Aluysio Barbosa e Diva Abreu. A Folha é muito importante para divulgar a região, mostrar o potencial, mostrar o lado bom e o ruim também. Não podemos jogar nada debaixo do tapete, temos que ser transparentes, e a Folha tem essa transparência que eu sempre gostei. Parabéns à Folha. Tenho orgulho de ser amigo de vocês”.
Renato Abreu, presidente do Grupo MPE
Prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos
Prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos / Rodrigo Silveira
“Parabenizo pelos 45 anos da Folha, que tem relevantes serviços prestados, levando informação com credibilidade. O jornal acompanhou momentos importantes na história de São Francisco, desde a luta do antigo Sertão de SJB até conseguir a emancipação, a eleição e reeleição da primeira mulher prefeita do município, tendo o destino reservado essa honra à filha de um vendedor de galinhas, o meu saudoso pai, Chico Galinheiro, e de uma cabeleireira, Dona Lea”.
Francimara Barbosa Lemos, prefeita de SFI
Welberth Rezende
Welberth Rezende / Divulgação
“Gostaria, em primeiro lugar, de parabenizar o Grupo Folha da Manhã pelo aniversário de 45 anos deste que é um dos jornais mais tradicionais do nosso estado do Rio de Janeiro. A Folha tem uma contribuição inestimável para o crescimento da nossa querida Macaé e de toda a região Norte e Noroeste Fluminense e, por isso, merece nossos aplausos hoje e sempre! Parabéns a todos os envolvidos neste importante veículo de comunicação”.
Welberth Rezende, prefeito de Macaé
Geane Vincler
Geane Vincler / Divulgação
“Acredito que o desenvolvimento da nossa região está atrelado a uma imprensa forte e que cumpre o seu papel junto à sociedade. A Folha faz parte disso, da construção de um interior forte. E estar presente nessa história é algo precioso. Os seus 45 anos atestam esse importante papel que a empresa teve e ainda tem em nosso estado. São anos sendo uma das maiores referências de comunicação em nossa região e levando informação a todas as pessoas”.
Geane Vincler, prefeita de Cardoso Moreira
“O Grupo Folha já está incorporado à luta em defesa do desenvolvimento de Campos e da população. Ao longo dos seus 45 anos de jornalismo, vem contando com profissionalismo a história de Campos e do Norte e Noroeste Fluminense. Como presidente da Acic, só tenho a dizer: Parabéns pelo jornalismo de excelência. Parabéns aos proprietários, diretores, jornalistas e toda equipe que sempre fez um jornalismo de ótima qualidade”.
Fernando Loureiro, empresário e presidente da Acic
Rafaela Machado
Rafaela Machado / Reprodução - Facebook
“Os 45 anos da Folha devem ser celebrados como importante marco de consolidação da histórica e atuante imprensa campista. O trabalho coroa o pioneirismo da imprensa da nossa cidade no contexto brasileiro, iniciado no século XIX, e faz justiça à própria história da cidade. Jornalismo ético e com responsabilidade, contamos com esse importante veículo de informação para sabermos sobre as notícias do presente, mas também como importante acervo histórico. Vida longa à Folha!”.
Rafaela Machado, diretora do Arquivo Público de Campos
Marquinho Bacellar em entrevista ao Folha no Ar
Marquinho Bacellar em entrevista ao Folha no Ar / Genilson Pessanha
“São 45 anos marcados por informação e engajamento em pautas importantes para Campos e outros municípios da nossa região, sempre abrindo espaço para as mais variadas opiniões. Com o passar dos tempos, a Folha da Manhã se modernizou e foi para além do impresso, sendo, também, muito pioneira com seu site e blogs com colaboradores de diversos segmentos. Desejo muito sucesso!”
Marquinho Bacellar, vereador, presidente da Câmara Municipal de Campos
“Parabéns ao Grupo Folha da Manhã pelos 45 anos de jornalismo e competência na cobertura jornalística não só em Campos, mas em toda a região. Fizeram parte da minha vida desde o início da carreira esportiva, passando pela cobertura enquanto atleta da seleção brasileira de natação, até o título de campeão do mundo, e agora como vereador. Obrigado por tudo e parabéns a toda equipe”.
Raphael Thuin, vereador de Campos e embaixador das Olimpiadas Especiais Brasil
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS