Os benefícios da atividade física para a saúde mental
Maria Laura Gomes 08/10/2024 15:38 - Atualizado em 08/10/2024 15:42
Foto: Thiago Cruz

O exercício físico tem sido cada vez mais reconhecido como uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental. A ideia de que o corpo e a mente estão conectados, antes vista como uma suposição, hoje é respaldada por diversos estudos científicos e experiências de especialistas e atletas. Psicólogos, personal trainers e praticantes de esportes falam de forma unânime sobre os benefícios que a atividade física proporciona para o equilíbrio emocional e mental.

A psicóloga Bianca Sales ressalta que o exercício físico deve ser visto como um “remédio de uso contínuo”, destacando que ele tem o poder de alterar os circuitos cerebrais. “O exercício físico tem impacto no nosso humor. Ele faz você entrar em contato com outras pessoas, socializando, faz você dormir melhor, você se sente mais disposto, mais capaz", diz Bianca. Ela explica que o exercício não apenas fortalece o corpo, mas também ajuda a ajustar desequilíbrios emocionais e químicos no cérebro. “É como se o exercício pudesse ‘ajustar’ o que está ‘desajustado’ a nível cerebral, melhorando o humor e diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, completa.

A prática de atividade física ainda promove a socialização e a criação de hábitos saudáveis, fatores que também impactam diretamente no bem-estar emocional. Esses pontos são de extrema importância no tratamento de transtornos mentais, como explica a psicóloga: “Não podemos mais separar corpo e mente, estão completamente interligados.”

Para aqueles que praticam esportes de maneira regular, a experiência vai muito além dos benefícios físicos. O atleta Mateus Bianchini conta que começou a correr em um momento difícil de sua vida. “Eu estava passando por alguns problemas financeiros e não conseguia ficar sem fazer atividade física nenhuma, por isso comecei a correr. Foi uma das melhores decisões de minha vida, a corrida me fez me conhecer melhor, saber dos meus limites tanto fisicamente quanto mentalmente”, revela.

O impacto da corrida foi tão positivo em sua vida que ele considera a atividade uma fonte de foco e calma. “O esporte educa tanto a mente quanto o corpo”, afirma. A sensação de superação ao concluir uma corrida longa é descrita por Mateus como um “êxtase”, em que todos os problemas parecem desaparecer.

A personal trainer Clícia Nayla também é enfática ao afirmar que a prática regular de exercícios físicos tem um impacto significativo na saúde mental. Segundo ela, os principais benefícios incluem a liberação de endorfinas, que geram sensações de prazer e bem-estar, a redução do estresse e da ansiedade, além da melhora na autoestima e no sono. “É muito comum observar mudanças comportamentais e emocionais em alunos após o início de um programa de exercícios”, comenta. Clícia destaca que esses impactos vão além da sensação física, promovendo transformações como maior disciplina e organização pessoal.

Ela explica que a prática de exercícios é uma das ferramentas mais eficazes para combater sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. “Em resumo, a prática de exercícios físicos não apenas melhora a saúde física, mas também promove bem-estar mental, ajudando a combater sintomas de depressão, ansiedade, estresse e melhorando o humor geral”, afirma.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS