Com salários atrasados, servidores protestam na Prefeitura e no HFM
Folha1 22/01/2021 09:39 - Atualizado em 22/01/2021 14:16
  • Protesto na Prefeitura e no HFM

    Protesto na Prefeitura e no HFM

  • Protesto na Prefeitura e no HFM

    Protesto na Prefeitura e no HFM

  • Protesto na Prefeitura e no HFM

    Protesto na Prefeitura e no HFM

  • Protesto na Prefeitura e no HFM

    Protesto na Prefeitura e no HFM

Com salário de dezembro e 13º atrasados, os servidores públicos da Prefeitura de Campos realizaram um protesto em frente à sede do Executivo, na manhã desta sexta-feira (22). Eles alegam que o pagamento deveria ter sido feito no quinto dia útil de janeiro e até agora não há previsão de recebimento. Durante o protesto, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) foi até a porta da Prefeitura para ouvir os servidores. Ainda nesta sexta-feira, funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM) também fizeram uma manifestação na frente da unidade para cobrar os pagamentos.
Com faixas e cartazes, eles pedem o "fim da violação aos direitos dos servidores". O Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) participou do ato. "Nosso protesto é pela falta de proposta. Hoje já é 22 de janeiro e até o momento não tem nenhuma proposta de pagamento. O salário tá atrasado, a comida está acabando e não foi colocado nenhuma proposta na mesa pelo prefeito. Ainda não foi pago nada de dezembro, apenas 25% do décimo terceiro salário. É desesperadora a situação do servidor de Campos. Se na minha casa, e olha que sou servidora da ativa, tá faltando o leite, imagina que tá aposentado; a situação está muito grave", disse Elaine Leão, presidente do Siprosep.
Na manifestação em frente à Prefeitura, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a anunciar que uma proposta de pagamento ao servidor será apresentado ao Siprosep, em uma reunião marcada para as 16h desta sexta.
- São 22 dias de governo e nesses 15 dias úteis nós fizemos levantamentos e encontramos uma 'terra arrasada'. Como não existe arrecadação suficiente apenas em janeiro para pagar Dezembro, décimo terceiro e Janeiro, nós estamos encontrado soluções e buscando ajuda junto ao governador para poder pagar janeiro em dia e encontrar maneiras de parcelar o salário de dezembro e o décimo terceiro. Ainda estamos fechando os números para ter uma audiência com eles - informou o prefeito, Wladimir Garotinho, garantindo que vai levar as propostas para a discussão com os servidores às 16h desta sexta. 
O prefeito ganhou tempo e ainda comentou, "arrumar a casa está sendo muito difícil, encontramos a prefeitura desorganizada e temos dificuldades até pra achar as informações... estamos colocando as contas em ordem, mas isso demanda planejamento, demanda um certo tempo para resolver situações emergenciais como o pagamento dos servidores".   
Em frente ao HFM, os funcionários contaram que estão passando dificuldades com a falta de dinheiro, sem ter como comprar até comida. Essa não foi a primeira vez que eles fizeram uma manifestação. No dia 11 de janeiro, servidores da Saúde fecharam a subida da ponte General Dutra, na altura da entrada do HFM, para pedir um posicionamento das autoridades sobre o pagamento do 13º e do salário de dezembro.
Chegando no local um pouco depois do começo do protesto no HFM, Elaine Leão explicou que os servidores do hospital fizeram uma manifestação, mas continuam trabalhando. "Nós temos que chamar a atenção, nossas contas não esperam", disse a sindicalista. Por fim, Elaine criticou a falta de propostas e convidou os servidores a irem até a prefeitura às 15h para ouvir a proposta que será apresentada pelo prefeito.  
No último dia 12, o Siprosep chegou a realizar uma assembleia com os servidores e, na ocasião, a categoria decidiu que a entidade entraria na Justiça caso os pagamentos do 13º e do salário de dezembro não fossem depositados até o dia 15. Ainda sem receber e sem previsão de pagamentos, eles decidiram ir às ruas mais uma vez para cobrar alguma resposta. 
Veja vídeos dos protestos dos servidores:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS