Alunos de Tocos reproduzem personagens de histórias em projeto Caminhos de Barro
Por terem atingido a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), com 7.1, alunos da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tócos, ganharam um presente do projeto "Caminhos de Barro", da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf). Eles visitaram o espaço e puderam modelar, no barro, personagens dos livros preferidos. Teve coelhos, formigas e tudo mais que a imaginação mandou.
Para a coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura e ao Livro da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ana Raquel Pourbaix, a visita foi essencial para que as crianças pudessem exercer a criatividade através da leitura.
“É importante dizer que vivemos numa era digital e muitos falam que crianças gostam de tecnologia. Gostam sim; mas, quando falamos de Literatura, falamos de uma tríade: acesso, democratização e incentivo. É preciso oportunizar o contato com os livros impressos, a autores clássicos como Ziraldo, que criou o Menino Maluquinho; Pedro Bandeira, ou seja, articular diferentes linguagens, como eles fizeram no projeto, desenvolvendo a linguagem através da argila e da cerâmica. A arte humaniza, já dizia Ferreira Gullar. Então, a arte também é uma forma de humanizar as crianças, a vida. Ler é vida”, ressaltou Ana Raquel.
Para a professora Débora Chagas o gosto pela leitura, que as crianças apresentam, é resultado de um trabalho coletivo que envolve tanto a escola quanto o trabalho realizado pela Seduct, através do Projeto Biblioteca em casa, que distribui maletas com livros para os alunos levarem para casa e terem momentos de leitura compartilhada com a família.
“Foi maravilhoso. Os alunos puderam transpor para o barro o imaginário e todo trabalho realizado com o livro das maletas, da biblioteca. Foi um trabalho lúdico e eles amaram participar da experiência. Ver essa personificação da história através do barro foi uma experiência encantadora e que eles querem novamente. Agradeço a todos que proporcionaram esse momento tão especial para os alunos e a nós, professores, pois foi marcante e com resultados magníficos para a aprendizagem”, disse a professora.
Os alunos também aprovaram o passeio. Lis Rodrigues de Abreu gostou tanto que pretende estudar na Uenf, quando for adulta. “Gostei muito. Foi divertido moldar os personagens das minhas histórias preferidas. Eu gosto muito de ler e quero fazer muitos cursos na Uenf”, falou a aluna.
Quem também gostou foi Myllena Rangel Silva. “Eu fiz uma joaninha, passarinhos e um gatinho. Foi muito legal”, contou Myllena.
Coordenador do projeto "Caminhos de Barro", Jonas Alexandre, ressaltou a importância da leitura no cotidiano das crianças. “Você não imagina a felicidade que vi aqui. Essas crianças não estavam com o celular na mão, elas estavam contando histórias, materializando na cabecinha delas as histórias, o passeio, tudo que vivenciaram. As peças que eles modelaram serão queimadas, vamos secar e elas vão poder levar para casa, como uma lembrança desse dia”, finalizou o coordenador.
O projeto “Caminhos de Barro” foi fundado em 2000 com o objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando a construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento social e econômico do polo Cerâmico da região.
Para a coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura e ao Livro da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ana Raquel Pourbaix, a visita foi essencial para que as crianças pudessem exercer a criatividade através da leitura.
“É importante dizer que vivemos numa era digital e muitos falam que crianças gostam de tecnologia. Gostam sim; mas, quando falamos de Literatura, falamos de uma tríade: acesso, democratização e incentivo. É preciso oportunizar o contato com os livros impressos, a autores clássicos como Ziraldo, que criou o Menino Maluquinho; Pedro Bandeira, ou seja, articular diferentes linguagens, como eles fizeram no projeto, desenvolvendo a linguagem através da argila e da cerâmica. A arte humaniza, já dizia Ferreira Gullar. Então, a arte também é uma forma de humanizar as crianças, a vida. Ler é vida”, ressaltou Ana Raquel.
Para a professora Débora Chagas o gosto pela leitura, que as crianças apresentam, é resultado de um trabalho coletivo que envolve tanto a escola quanto o trabalho realizado pela Seduct, através do Projeto Biblioteca em casa, que distribui maletas com livros para os alunos levarem para casa e terem momentos de leitura compartilhada com a família.
“Foi maravilhoso. Os alunos puderam transpor para o barro o imaginário e todo trabalho realizado com o livro das maletas, da biblioteca. Foi um trabalho lúdico e eles amaram participar da experiência. Ver essa personificação da história através do barro foi uma experiência encantadora e que eles querem novamente. Agradeço a todos que proporcionaram esse momento tão especial para os alunos e a nós, professores, pois foi marcante e com resultados magníficos para a aprendizagem”, disse a professora.
Os alunos também aprovaram o passeio. Lis Rodrigues de Abreu gostou tanto que pretende estudar na Uenf, quando for adulta. “Gostei muito. Foi divertido moldar os personagens das minhas histórias preferidas. Eu gosto muito de ler e quero fazer muitos cursos na Uenf”, falou a aluna.
Quem também gostou foi Myllena Rangel Silva. “Eu fiz uma joaninha, passarinhos e um gatinho. Foi muito legal”, contou Myllena.
Coordenador do projeto "Caminhos de Barro", Jonas Alexandre, ressaltou a importância da leitura no cotidiano das crianças. “Você não imagina a felicidade que vi aqui. Essas crianças não estavam com o celular na mão, elas estavam contando histórias, materializando na cabecinha delas as histórias, o passeio, tudo que vivenciaram. As peças que eles modelaram serão queimadas, vamos secar e elas vão poder levar para casa, como uma lembrança desse dia”, finalizou o coordenador.
O projeto “Caminhos de Barro” foi fundado em 2000 com o objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando a construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento social e econômico do polo Cerâmico da região.