Dia do Folclore é comemorado com criatividade na Rede Municipal de Ensino
23/08/2024 19:35 - Atualizado em 23/08/2024 19:49
O Dia do Folclore, comemorado nessa quinta-feira (22), foi lembrado nas escolas da Rede Municipal de um jeito especial ao longo desta semana. Nas Escolas Municipais Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa, e Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, os alunos se divertiram e conheceram um pouco mais das tradições de formas diferentes.

Gestor da Sebastiana, Hernann Moura Gouvêa conta que a data foi comemorada aliando tradição e inovação. Eles utilizaram kits de Robótica para a confecção do Ururau Pançudo, personagem principal do livro escrito pela historiadora Sylvia Paes e Carmem E. S. Gomes. Hernann conta que foi um momento de criatividade, raciocínio e muita diversão para as crianças, que aprenderam sobre mais uma lenda do folclore regional de forma lúdica e contextualizada.

Eles adoram essas histórias e, por isso, montamos aqui na escola o “Corredor Cultural do Sebastiana”, que atrai a atenção das crianças. Colocamos nesse espaço o painel "Folclore: costumes e tradições de um povo", que vem sendo visitado e estudado pelos alunos no decorrer dos dias. Com contações de lendas e cantigas, os professores ensinam os costumes e tradições que permeiam a cultura do nosso povo. É um momento rico de partilha, conhecimento e troca de ideias que torna a aprendizagem contextualizada e significativa”, disse o gestor.

Já na Eunícia Ferreira da Silva, o dia foi lembrado com muita música, dança e teatro. A gestora da unidade, Danielly Pelicione Azevedo, contou que o objetivo foi mostrar aos pequenos a importância do folclore brasileiro. “Falar sobre o folclore brasileiro estimula o interesse pela riqueza cultural de cada região do nosso país, sendo um dos mais ricos do mundo. É importante que seja passado de geração em geração, fazendo parte da nossa história”, explicou Daniely.

Para a Professora de Suporte Pedagógico (PSP) da escola, Thereza Cristina Carvalho, foi uma comemoração importante tanto para os profissionais quanto para as crianças. “Foi um dia muito especial em nossa escola onde vivenciamos um pouco do folclore brasileiro com os alunos da Educação Infantil e mostramos a importância de manter a tradição dos povos como fonte de conhecimento e de nossas origens”, explicou Thereza.

A professora Monique Alvarenga Brasileiro complementou. “Ressaltamos a cultura popular brasileira através de cantigas de rodas, brincadeiras folclóricas, lendas, parlendas e histórias contadas de gerações e gerações. Falar da nossa cultura popular brasileira é ressaltamos a nossa identidade”, finalizou a professora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS