Dia do Folclore é comemorado com criatividade na Rede Municipal de Ensino
23/08/2024 19:35 - Atualizado em 23/08/2024 19:49
O Dia do Folclore, comemorado nessa quinta-feira (22), foi lembrado nas escolas da Rede Municipal de um jeito especial ao longo desta semana. Nas Escolas Municipais Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa, e Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, os alunos se divertiram e conheceram um pouco mais das tradições de formas diferentes.

Gestor da Sebastiana, Hernann Moura Gouvêa conta que a data foi comemorada aliando tradição e inovação. Eles utilizaram kits de Robótica para a confecção do Ururau Pançudo, personagem principal do livro escrito pela historiadora Sylvia Paes e Carmem E. S. Gomes. Hernann conta que foi um momento de criatividade, raciocínio e muita diversão para as crianças, que aprenderam sobre mais uma lenda do folclore regional de forma lúdica e contextualizada.

Eles adoram essas histórias e, por isso, montamos aqui na escola o “Corredor Cultural do Sebastiana”, que atrai a atenção das crianças. Colocamos nesse espaço o painel "Folclore: costumes e tradições de um povo", que vem sendo visitado e estudado pelos alunos no decorrer dos dias. Com contações de lendas e cantigas, os professores ensinam os costumes e tradições que permeiam a cultura do nosso povo. É um momento rico de partilha, conhecimento e troca de ideias que torna a aprendizagem contextualizada e significativa”, disse o gestor.

Já na Eunícia Ferreira da Silva, o dia foi lembrado com muita música, dança e teatro. A gestora da unidade, Danielly Pelicione Azevedo, contou que o objetivo foi mostrar aos pequenos a importância do folclore brasileiro. “Falar sobre o folclore brasileiro estimula o interesse pela riqueza cultural de cada região do nosso país, sendo um dos mais ricos do mundo. É importante que seja passado de geração em geração, fazendo parte da nossa história”, explicou Daniely.

Para a Professora de Suporte Pedagógico (PSP) da escola, Thereza Cristina Carvalho, foi uma comemoração importante tanto para os profissionais quanto para as crianças. “Foi um dia muito especial em nossa escola onde vivenciamos um pouco do folclore brasileiro com os alunos da Educação Infantil e mostramos a importância de manter a tradição dos povos como fonte de conhecimento e de nossas origens”, explicou Thereza.

A professora Monique Alvarenga Brasileiro complementou. “Ressaltamos a cultura popular brasileira através de cantigas de rodas, brincadeiras folclóricas, lendas, parlendas e histórias contadas de gerações e gerações. Falar da nossa cultura popular brasileira é ressaltamos a nossa identidade”, finalizou a professora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    IFF abre 1.032 vagas para cursos de graduação e técnicos de nível médio supreme

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Bruno Dauaire de cupido entre Wladimir e Bacellar para 2026

    Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ