Grande arraiá no centro de Campos vai fechar o mês de agosto
Dora Paula Paes 21/08/2024 08:23 - Atualizado em 30/08/2024 15:10
Grupo Junino Renascer do Parque Santa Rosa
Grupo Junino Renascer do Parque Santa Rosa / Reprodução
A Praça do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico de Campos, será o palco do primeiro festival de quadrilhas do município. “Um Festival de Estrelas em um Luar de São João” vai fechar o mês de agosto. As apresentações dos 35 grupos de quadrilhas filiados a Liga de Danças Folclóricas de Campos (Lidanfoc) estão marcadas para o dia 31, a partir das 16h. Recentemente, a quadrilha “Águia de Ouro”, de Campos, foi uma das convidadas para o grande “Arraiá do Rio”, na praça da Apoteose. O convite, de pronto aceito, foi considerado pelos brincantes mais um passo importante para o fortalecimento cultural das tradicionais quadrilhas de bairros, quando o dançar e o brincar tomam conta de todos os pensamentos e aceleram corações.
Na Apoteose -"Águia de Ouro" se apresentou no Rio no último dia 10
Na Apoteose -"Águia de Ouro" se apresentou no Rio no último dia 10 / Reprodução
- Faremos um lindo Arraiá no coração da Cidade. Tudo será enfeitado com balões, bandeirinhas... Teremos o show do Grupo de Forró Lamparão e barraca da Coesa. Esperamos que a população de Campos compareça e sinta conosco toda nossa luta que será transformada em espetáculo - disse a vice-presidente da Liga, Geovana Almeida.
A Lidanfoc foi criada em 1999. Já no ano de 2001 foi reconhecida como “utilidade pública”, pelo então governo do prefeito Arnaldo Viana. A sede da instituição fica no centro da cidade, na Rua Teotônio Ferreira de Araújo. Com 35 grupos filiados, eles são divididos em três categorias: Roça Tradicional, Roça Chique Estilizada e Salão. De semelhante a alegria e o balanço contagiante das apresentações.
Segundo Geovana, a participação de uma quadrilha do município no “Arraiá do Rio”, o maior festival de quadrilhas do Estado, foi de puro encantamento com toda a estrutura da Apoteose.
“Riotur, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Rio todos envolvidos e apoiando o movimento Junino. Aqui em Campos tivemos muitos avanços no movimento. Desde 2022, o município fomenta as Quadrilhas através do Edital Municipal do Circuito Junino. E pelo terceiro ano somos vencedores da Licitação.Somos uma Liga totalmente documentada.Isso ajuda muito os Quadrilheiros, esse recurso vem para eles terminarem suas vestes juninas”, explica a vice-presidente da Lidanfoc.
Cada grupo junino de Campos tem no mínimo 12 pares. Eles estão em diversos bairros e distritos:Parque Santa Clara, Santa Rosa, Custodópolis, São Silvestre,Santa Cruz, Fazendinha, IPS, Tapera, Lagoa de Cima, Imbé, Ururai, Donana, Parque Boa Vista, Parque Guarus, Parque Santa Helena e Parque Califórnia.
A realização do evento no centro da cidade será através do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via o edital Arraiá Cultural RJ 4. O município estará colaborando com apoio logístico.

Apresentação na Apoteose

Na praça da Apoteose, o grupo “Águia de Ouro” se apresentou no dia 10 de agosto com 24 brincantes, do bairro de Fazendinha. Com 20 anos de história, os integrantes levaram a alegria em forma de dança para o coração cultural da Cidade Maravilhosa.
- A quadrilha não é muito valorizada, mas fazemos por amor. Dedicamos muito da nossa vida por essa arte. Quando dançamos esquecemos de tudo. E a cada ano procuramos inovar nos figurinos, coreografias e temas juninos - conta o presidente do grupo Gerson Alves, que tem no vice-presidente do grupo José Karlos parceria na luta para manter a tradição cultural.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS