Festival Doces Palavras cumpre missão de valorizar a cultura campista
Mais uma vez, o Festival Doces Palavras (FDP!) cumpriu a sua missão de divulgar duas tradições em Campos: a doçaria e a literatura. Afinal, foi grande o público na região do quadrilátero histórico da cidade de sexta-feira (22) a domingo (24), com destaque para os estandes com variados tipos de doces artesanais e o nível do conteúdo dos bate-papos e das oficinas. Além de saraus e batalha de rimas, completaram a festa os shows de Karine, Leny Moraes e Matheus Nicolau, realizados no Palco Lamparão, no Jardim do Liceu.
— Amo minha cidade e estou muito honrada com a missão de abrir a grade de shows do FDP!, no mais belo conjunto de cartões postais do município — disse Karine na primeira noite do evento, diante de um público que lotou a citada praça.
No sábado, o show de Leny Moraes marcou um reencontro da artista com o festival.
— Fui a primeira atração musical da edição de estreia do FDP!, em setembro de 2015. Tempos depois, cá estou, no palco moderno da grande estrutura que essa linda festa ganhou — disse Leny.
Elogios também foram feitos por Matheus Nicolau, que nos dias anteriores já demonstrava prestigiar a iniciativa, e no domingo teve a missão de fechar a agenda de atrações.
— Trata-se de um festival de descobertas, no qual Campos se conhece por meio de mesas, livros e shows. Subindo ao palco, me sinto representante dos artistas da minha terra, celebrando nossa arte. O FDP! sempre marcou minha trajetória, e hoje escrevi mais uma página dessa história, que muito me honra — afirmou Matheus.
Realizada pela Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a quinta edição do FDP! teve curadoria da Academia Campista de Letras (ACL), da Associação de Imprensa Campista (AIC) e do Centro Cultural Marcelo Sampaio. Mais de 50 entidades apoiaram o evento, entre elas a Câmara Municipal e a Casa de Cultura Villa Maria, esta administrada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Aplausos a Fernando Rossi e Tito Miranda
Uma das atrações do 5º FDP! foi a cerimônia de entrega do Prêmio Alberto Ribeiro Lamego, realizada na noite de sábado, no plenário da Câmara Municipal. O diretor teatral Fernando Rossi e o ator Tito Miranda (in memoriam) foram os homenageados, em evento referente a 2022, mantendo a tradição da principal honraria da cultura de Campos. Eles foram escolhidos pelo Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), que realiza o prêmio em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
— Quando soube da escolha do meu nome, fiquei muito emocionado. Vivo, nesta noite, emoção maior do que a estreia de um espetáculo. Agradeço aos conselheiros que aprovaram a minha homenagem. Jamais esquecerei esse momento, junto de tantos amigos — disse Fernando Rossi na ocasião, estando acompanhado pela sua mãe, Creusa.
O outro homenageado, que morreu em 2020, aos 81 anos, esteve representado pelo professor e pesquisador Marcelo Sampaio. Amigo de Tito, Marcelo é ex-presidente do Comcultura e foi justamente quem o indicou para receber a homenagem in memoriam. O troféu destinado ao ator foi integrado ao vasto acervo do Centro Cultural Marcelo Sampaio. Lá, inclusive, há objetos e documentos referentes à carreira de Tito Miranda.