Equipe da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima visita Casas de Cultura
Folha1 - Atualizado em 18/01/2021 12:31
Divulgação
Dando continuidade ao trabalho de visita aos equipamentos que fazem parte da estrutura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), equipe de profissionais esteve nas Casas de Cultura dos distritos de Goitacazes e Conselheiro Josino. A vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos, acompanhou a equipe na vistoria aos imóveis e levantamento patrimonial.

O primeiro espaço visitado foi a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, de Conselheiro Josino. Segundo a equipe, embora o prédio esteja em boas condições, precisa de limpeza e aparelhamento e não recebe manutenção há anos. A casa segue fechada em razão da pandemia.

“Parte do acervo exposto no local é fruto de doações da comunidade, que se orgulha do espaço. É triste perceber que um patrimônio cultural importante e significativo vinha sendo tão mal tratado”, disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Em Goitacazes, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho mostrou extrema necessidade de atenção. A sede foi desativada em razão da pandemia e interditada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. A área externa do imóvel apresenta mato alto, em razão da não utilização do espaço.

Segundo a Auxiliadora Freitas, nos próximos dias será solicitada nova vistoria do prédio, pela Defesa Civil, para a emissão de outro parecer sobre as condições de um futuro uso do espaço. “O acervo da biblioteca foi levado para imóvel próximo à Casa de Cultura, também utilizado para outros serviços oferecidos pela municipalidade. Neste também eram realizados cursos. As casas de cultura são equipamentos importantes de descentralização e interiorização da cultura, num município tão extenso e com tanta riqueza de fazeres e fazedores de cultura, seus territórios. Vamos buscar o que de melhor se pode fazer para dar novo vigor a estes espaços”, acrescentou Auxiliadora Freitas.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS