Porto Maravilha é, pelo 3º ano seguido, a região com mais lançamentos imobiliários no Rio
Assim como em 2021 e 2022, a região do Porto Maravilha, revitalização da área portuária e de parte do Centro do Rio, feita pelo prefeito Eduardo Paes, foi a região com mais lançamentos verticais em 2023 no mercado imobiliário carioca.
No ano passado o Porto Maravilha respondeu por 42% dos lançamentos verticais. Em segundo veio a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com 29%, seguida de Botafogo, na Zona Sul, com 11%, que possui muitos casarões, alguns abandonados, propensos a virarem prédios.
Flamengo, na Zona Sul, teve 7%, e o Centro 6%. Já muito adensadas e com raros terrenos disponíveis, Copacabana e Leblon não tiveram lançamentos em 2023.
Abandonado na gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella, que não deixou saudades e não se reelegeu (apenas o segundo prefeito na história a não se reeleger), o Porto Maravilha não teve lançamentos em 2020. Com a volta de Eduardo Paes, que venceu Crivella e assumiu em 2021, o Porto voltou a decolar e respondeu por 38% dos lançamentos verticais em 2021 e por 41% em 2022.
Os números servem de exemplo para Campos, com o seu Centro cada dia mais combalido, de que um projeto, o qual una investimentos públicos e privados, pode revitalizar a região central de uma cidade.