Ethmar Filho - O maestro Johann Sebastian Bach (I) – muitos Bachs na área
Ethmar Filho 13/11/2023 13:28 - Atualizado em 13/11/2023 13:28
O maestro, compositor e gênio Johann Sebastian Bach, nascido em 21 de março, 1685, Eisenach, Turíngia, Alemanha — falecido em 28 de julho de 1750, Leipzig —, compositor da era barroca, era o membro mais célebre de um grande família de músicos do norte da Alemanha. Bach é hoje geralmente considerado um dos maiores compositores de todos os tempos e é celebrado como o criador dos Concertos de Brandemburgo, O Cravo Bem Temperado, a Missa em Si Menor e inúmeras outras obras-primas da música sacra e instrumental.
Aparecendo num momento propício na história da música, Bach foi capaz de examinar e reunir os principais estilos, formas e tradições nacionais que se desenvolveram durante as gerações anteriores e, em virtude da sua síntese, enriquecer todos eles. Ele era membro de uma notável família de músicos, que se orgulhavam de suas realizações, e, por volta de 1735, elaborou uma genealogia, Origem da Família Musical Bach, na qual ele traçou sua ancestralidade até seu tataravô Veit Bach, um padeiro (ou moleiro) luterano que, no final do século XVI, foi expulso de Hungria para Wechmar, na Turíngia , uma região histórica da Alemanha, por perseguição religiosa, vindo a morrer em 1619. Havia Bachs na área antes disso, e pode ser que, quando Veit se mudou para Wechmar, ele estivesse retornando para sua terra natal. Ele costumava levar sua cítara para o moinho e tocá-la enquanto o moinho funcionava. Johann Sebastian comentou: “Que barulho lindo eles devem ter feito juntos! No entanto, ele aprendeu a marcar o tempo, e aparentemente este foi o início da música em nossa família”.
Johann Sebastian começou a escola em 1692 ou 1693 e se saiu bem, apesar das ausências frequentes. Sobre sua educação musical nesta época, nada definitivo se sabe; no entanto, ele pode ter aprendido os rudimentos de tocar cordas com seu pai e, sem dúvida, frequentou escola. Em 1695, seus pais estavam mortos e ele era cuidado por seu irmão mais velho, também chamado Johann Christoph (1671-1721), organista de Ohrdruf. Este Christoph foi aluno do influente compositor Johann Pachelbel e,aparentemente, deu a Johann Sebastian suas primeiras aulas formais de teclado. O jovem Bach novamente se saiu bem na escola e, em 1700, sua voz garantiu-lhe um lugar em um seleto coro de meninos pobres na escola de Michaelskirche, Luneburg.
Bach parece ter retornado à Turíngia no final do verão de 1702. Em Arnstadt, no extremo norte da Floresta da Turíngia , onde permaneceu até 1707, Bach dedicou-se à música para teclado, em particular ao órgão. Durante esses primeiros anos, Bach herdou a cultura musical da região da Turíngia, uma profunda familiaridade com as formas e hinos tradicionais (corais ) do serviço luterano ortodoxo, e, em música para teclado, talvez (através de seu irmão, Johann Christoph) uma tendência para os estilos formalistas do sul. Mas, ele também aprendeu avidamente com os rapsodistas do norte, sobretudo Buxtehude.
Em 1708 ele provavelmente aprendeu tudo o que seus antecessores alemães poderiam lhe ensinar e chegou a uma primeira síntese dos estilos do norte e do sul da Alemanha. Ele também estudou, por conta própria e durante suas supostas excursões a Celle, um pouco de órgão francês e música instrumental. Entre as poucas obras que podem ser atribuídas a esses primeiros anos, estão o Capriccio na partida de seu irmão mais amado , BWV 992, o prelúdio coral em Wie schon leuchtet BWV 739, e a versão fragmentária inicial do órgão Prelúdio e Fuga em Sol Menor, antes de 1707. Cabe acrescentar que os números “BWV” fornecidos são os números de catálogo padrão das obras de Bach, conforme estabelecido no Bach-Werke-Verzeichnis , elaborado pelo musicólogo alemão Wolfgang Schmieder.) O famoso órgão Tocata e Fuga em Ré Menor (BWV 565), escrito no estilo rapsódico do norte e o Prelúdio e Fuga em Ré Maior (BWV 532), também podem ter sido compostos durante o período Muhlhausen, assim como o órgão Passacaglia em Dó menor (BWV 582), um dos primeiros exemplos do instinto de Bach para organização em grande escala. É igualmente possível, no entanto, que tenha sido o péssimo estado da vida musical em Muhlhausen que levou Bach a procurar emprego noutro local. De qualquer forma, sua renúncia foi aceita, e pouco depois ele se mudou para Weimar , alguns quilômetros a oeste de Jena , no rio Ilm. No entanto, continuou a manter boas relações com as personalidades de Muhlhausen, pois supervisionou a reconstrução do órgão; supostamente o inaugurou, em 31 de outubro de 1709, e compôs uma cantata para 4 de fevereiro de 1709, que foi impressa, mas desapareceu. (Continua)


Maestro Ethmar Filho – Mestre e doutorando em Cognição e Linguagem pela Uenf, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS