O governador Cláudio Castro nomeou, nessa sexta-feira (1), em edição extraordinária do Diário Oficial, 15 novos secretários de Estado. Entre as mudanças está a saída de Rodrigo Bacellar (SD) da secretário de Governo para retornar à Alerj. A mudança acontece com o fim do prazo de desincompatibilização para que possam concorrer nas eleições de outubro.
Além do Governo, as mudanças também aconteceram nas secretarias de Polícia Civil; Administração Penitenciária; Infraestrutura e Obras; Desenvolvimento Econômico; Esporte e Lazer; Turismo; Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Social; Defesa do Consumidor; Ciência e Tecnologia; Agricultura; Planejamento e Gestão; Gabinete de Segurança Institucional do Governo (GSI); além da secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília.
— O novo time de secretários chega para somar neste momento único e histórico, de reconstrução do Estado do Rio de Janeiro. Com as experiências que cada um desses novos nomes acumula em suas áreas, daremos continuidade ao excelente trabalho iniciado pelos seus antecessores. O desenvolvimento social e econômico do Estado, garantindo qualidade de vida para a população fluminense, é a missão de todos. Aproveito, aqui, para agradecer toda a atuação dos secretários que caminharam conosco até então — ressaltou o governador.
O delegado Fernando Albuquerque substitui o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski. O policial penal Júlio Cesar da Cruz assume a Secretaria de Administração Penitenciária, no lugar de Fernando Veloso. Já Rogério Lopes Brandi é o novo secretário de Infraestrutura e Obras, substituindo Max Lemos. As secretarias de Turismo e do Ambiente recebem Sávio Neves e José Ricardo Brito, que substituem Gustavo Tutuca e Thiago Pampolha, respectivamente.
O secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, vai comandar, de forma interina, a Secretaria de Planejamento e Gestão, antes chefiada por José Luís Zamith. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, antes chefiada por Vinicius Farah, será ocupada por Cássio Coelho, que assume interinamente a pasta e segue, ainda, no comando do Procon-RJ.
Matheus Quintal deixa o cargo de secretário de Desenvolvimento Social, que passa a ser coordenada por Júlio Saraiva. Marcos Paes será o novo secretário de Esporte e Lazer, no lugar de Gutemberg Fonseca. Já Rogério Amorim e Rafael Thompson assumem, respectivamente, as secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo, substituindo Léo Vieira e Rodrigo Bacellar. João Carrilho e Alex Sandro Pedrosa Grillo passam a comandar as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Agricultura, antes chefiadas por Dr. Serginho e Marcelo Queiroz.
No GSI, antes comandado por Marcelo Bertolucci, a coordenação será de Edu Guimarães de Souza. Na Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília, até então comandada por André Moura, o novo titular passa a ser Walterson Ibituruna.