A duas semanas da Páscoa, as prateleiras dos supermercados estão recheadas de ovos de chocolate e, apesar da alta no preço do produto, que chega a 40% e impressionou a maioria dos consumidores, o comércio em Campos aposta em boas vendas, com aumento médio de 15% nos itens típicos da data, em comparação com o ano passado. Para algumas lojas especializadas, o otimismo é ainda maior, com expectativa de vender o triplo da Páscoa anterior, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
— As vendas da Páscoa de 2022 devem ser as maiores dos últimos anos. Com o avanço da vacinação, a queda dos casos de Covid-19 e alguns dias sem óbito pela doença, a expectativa é de retomada nas vendas com ovos, tabletes e bombons. Sem dúvida, é a data que mais movimenta as micro e pequenas empresas que têm como produto principal o chocolate. Aqui em Campos nós temos vários distribuidores, vários depósitos — destacou o presidente da CDL Campos, Edvar Júnior.
Mas teve consumidor que se assustou ao procurar ovos de chocolate para presentear na Páscoa. Nos supermercados é possível encontrar ovos de até R$ 108, como o Ferrero Rocher de 350 gramas. Entretanto, há itens mais em conta também. E algumas lojas já começaram a fazer promoções para atrair mais clientes antes do domingo de Páscoa. Há quem opte por substituir o ovo por bombons ou tabletes de chocolate, na tentativa de economizar.
— Ovo de Páscoa de R$ 100 não tem como encaixar no orçamento. São muitos sobrinhos, além dos filhos, para presentear. Então, vamos de caixas de bombons — contou a vendedora Márcia Cristina Macedo.
A inflação geral da economia e a específica dos ingredientes do chocolate estão entre os motivos do aumento nos preços dos ovos de Páscoa. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas informou que o preço é impactado por diferentes fatores, como os valores do açúcar, do leite e do cacau, além da variação do dólar, das contratações e dos impostos. E, segundo a associação dos fabricantes, os ovos de Páscoa são produtos de produção mais complexa, com custos de embalagem, armazenamento e logística diferenciados.
O presidente da CDL ressalta que a data também incrementa as vendas de outros produtos, como itens do cardápio do domingo de Páscoa e para a decoração. “Não podemos esquecer do cardápio, além do chocolate. Temos a uva-passa, o azeite, o bacalhau e o peixe, por exemplo. E também a decoração, que é uma coisa que está em crescimento. As pessoas voltaram a curtir muito a casa, a receber amigos e família em casa. Foi um valor que a pandemia nos trouxe. E, para isso, investem na decoração, como pratos com tema de Páscoa, com desenho de coelho, para decorar a mesa nesta época. Tem muita gente partindo para fazer uma coisa criativa. Na verdade, hoje está imperando muito a criatividade no comércio. A Páscoa, inclusive, é uma data comemorativa para se pensar fora da caixinha, para o comerciante aproveitar e apostar em novos nichos de mercado. Não é porque uma loja vende roupa que não vai vender na Páscoa. O comerciante pode usar o tema e oferecer brindes ligados à Páscoa, o que vai acabar gerando vendas e movimentando tudo”, disse Edvar.