A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início ao serviço de manutenção preventiva e predial em diversas unidades escolares da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário Marcelo Feres, estão sendo contempladas nesta semana as escola municipais Santa Maria, Califórnia e Olímpio Peixoto Sampaio, em Santa Maria; escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e Santa Bárbara e C.E. Professor Paulo Freire, em Santo Eduardo; C.E. José Silveira Lubanco e E.M. Carlos Jardim da Cruz, em Espírito Santinho.
A manutenção está sendo possível graças à realização do processo licitatório promovido pela Seduct no ano passado. O objetivo do pregão é garantir a manutenção preventiva (periódica) e corretiva predial tanto em imóveis próprios quanto alugados. O processo foi dividido em regiões, formando cinco lotes correspondentes às áreas geográficas específicas do município.
Além dessas, estão em processo de obras a E.M. Alcebiades Candiano, em Ponta da Lama, e C.E. Sérgio Luiz Lilico Paes da Silva, no Parque Cidade Luz. Há, também, outras unidades em manutenção com verba própria do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como Escola Maria Arlete Azevedo Araújo, em Saturnino Braga, e Ignácio Corrêa dos Santos, em Travessão.
A previsão é para que recebam manutenção ainda neste mês de janeiro as seguintes unidades: Creche Escola Subtenente Cláudio Henrique, C.E. José Eduardo Peixoto Zandonaide, C.E. Luiz Gonzaga da Silva, E.M. Pequeno Jornaleiro, E.M. Manoel Ribeiro do Nascimento, C.E. Professora Ruth Chagas Manhães, C.E. Salvador Rangel Lopes, E.M. Donana, E.M. Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, C.E. Irmã Dulce, C.E. Gilberto do Espírito Santo Amaral, C.E. Álvaro Ribeiro das Neves e E.M. Dr. Francisco Portela.
— Estamos dando mais um passo rumo à melhoria da qualidade do ensino em Campos. Assim que assumimos essa gestão, demos início ao levantamento das necessidades das unidades e tomamos as providências cabíveis para assegurar aos nossos alunos e profissionais uma estrutura física digna que favoreça o processo de ensino-aprendizagem. Esse era um pedido recorrente dos profissionais e vai contemplar todas as unidades, que ficaram fechadas na maior parte do ano de 2020 sem receber melhorias. Com isso, vamos garantir mais segurança, conforto, saúde e bem estar da comunidade escolar — informou Marcelo.
A subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão, falou sobre o planejamento do Departamento de Infraestrutura. “Representantes das empresas vencedoras do pregão estão visitando as demais unidades junto aos servidores da Seduct para acompanhar as demandas e dar prosseguimento ao calendário de manutenção, com base nas prioridades registradas e conforme cronograma e critérios técnicos elencados pela Secretaria. Não há como avançar na Educação sem garantirmos a estrutura necessária a todos os envolvidos neste processo de educar”, detalhou Carla.
Segundo Carla, estão previstos serviços eventuais nos sistemas, equipamentos, redes e instalações elétricas, hidrossanitárias, de ar condicionado, de gás liquefeito de petróleo (GLP), cisternas, caixas d'água, de reservatórios, fossas e outros materiais existentes ou que venham a ser instalados, bem como reconstituição/adequação das partes civis afetadas nas instalações prediais, dentre outros.
O Programa de Manutenção das Unidades Escolares inclui não somente as escolas e creches, mas também os imóveis sob a administração da Seduct, como a sede da Secretaria, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb).