— O Carnaval de rua, que aconteceria em fevereiro, está suspenso. Sobre o Carnaval fora de época, que tradicionalmente acontece no Cepop (Centro de Eventos Populares Osório Peixoto), ainda não há posição da Prefeitura sobre o assunto — diz a nota divulgada na quarta-feira pelo poder público municipal.
Também não está definida a entidade realizadora dos desfiles das agremiações carnavalescas, caso estes aconteçam. Atual entidade responsável, a Associação dos Bois Pintadinhos (Aboipic), até então presidida por Marciano da Hora, teve eleição judicializada no final de 2021. Também no ano passado, foi criada a Liga das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos dos Goytacazes (Liesecam), que tenta assumir os desfiles das escolas e dos blocos. Tanto a Aboipic quanto a Liesecam planejavam que o evento ocorresse uma semana após o desfile das campeãs do Grupo Especial do Rio de Janeiro, previstos para o dia 5 de março.
— Vamos dialogar com as entidades carnavalescas e aguardar a avaliação da subsecretaria de Atenção Básica — afirmou o prefeito Wladimir Garotinho.
Verão — A decisão de cancelar o Carnaval de rua em Campos seguiu a medida que tem sido adotado em outros municípios do Brasil, entre eles o Rio de Janeiro, onde não vão acontecer blocos de rua. Entretanto, o cancelamento não foi estendido à programação de verão, pelo menos num primeiro momento.
— Vamos acompanhar a situação atentamente, consultando as autoridades da área de saúde. Se verificarmos aumento na taxa de ocupação de leitos dos hospitais, o planejamento pode ser revisto — comentou o prefeito Wladimir, citando que quase 90% da população campista elegível para vacinação contra a Covid-19 já recebeu a segunda dose. A imunização segue ocorrendo no município.
Se ainda não foram divulgados os shows dos próximos finais de semana no Farol, já está confirmada a agenda de artistas em Lagoa de Cima. Além do Grupo Medida Certa, também haverá shows de Lohan Luz, no dia 16 de janeiro; Nágela, dia 23, e Grupo Copo Cheio, fechando o mês, no dia 30. Em fevereiro, será a vez de Alex Maia, no dia 6; Igor Saliência, dia 23, e Cauã Lima, dia 20, sempre a partir das 16h. Segundo a Prefeitura, os eventos seguirão os protocolos de saúde contra a proliferação do coronavírus.