O município de Campos ganhou mais um reforço na área da Saúde. Hospitais públicos e contratualizados passarão a receber recursos do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAHI). O repasse integral deste ano, feito pelo Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, ocorreu nesta quinta-feira (02), beneficiando cinco unidades hospitalares. São elas: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG). O montante, retroativo aos meses de janeiro a dezembro de 2021, totaliza R$ 22.980.000,00.
Até então, o PAHI era destinado aos municípios com até 115 mil habitantes, que recebem um ganho adicional na atenção à saúde básica. Em maio deste ano, o prefeito Wladimir Garotinho, em reunião com o governador, no Rio de Janeiro, pediu que o Estado reavaliasse o modelo atual do programa para que municípios, como Campos e Macaé, pudessem ser beneficiados, o que foi atendido Governo Estadual.
“Aproveitei a vinda do governador a Campos, na segunda-feira, dia 29, para dar início às obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Guarus, para cobrar o repasse dos recursos, que já estava aprovado. Mais uma vitória para o município que continua contando com o apoio do Estado, que tem nos ajudado a investir em várias frentes de trabalho”, disse o prefeito.
O recurso deverá ser aplicado no aprimoramento da qualidade e capacidade de resolução do atendimento de média e alta complexidade da unidade. O PAHI/RJ se destina a dar apoio financeiro para construir, reformar, equipar ou mobiliar as unidades hospitalares. O valor que cada hospital recebe é baseado no número de atendimentos, de leitos, no porte da unidade, entre outros. A partir de agora, o repasse aos hospitais de Campos será mensal.