A partir desta sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde fará uma repescagem para atender às pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe nesse ano. As doses estarão disponíveis em 13 postos do município, enquanto houver estoque. Além das unidades de saúde, a secretaria disponibilizou o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, para atendimento exclusivo a gestantes, puérperas e crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explicou que a imunização é uma das ferramentas para a redução do número de casos decorrentes de infecções respiratórias, incluindo a gripe. Segundo ele, embora tenha ocorrido um aumento do número de casos da gripe causada pelo vírus Influenza A (H3N2) no país e na cidade do Rio de Janeiro, não há casos confirmados em Campos.
"Temos registrado quadro gripal no município, mas não de Influenza. A vacina reforça a imunidade e ajuda a desafogar os serviços de saúde”, disse o médico, ressaltando que a vacinação será por livre demanda, ou seja, não haverá distribuição de senha. "Chegou, tomou", pontuou Rodrigo Carneiro.
A vacina estará disponível para toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização acontece das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira. A pessoa deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Em abril deste ano foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para grupos prioritários e depois ampliada para livre demanda pelo Ministério da Saúde, em 5 de julho. Desde o início da campanha, Campos aplicou 116.441 mil doses, chegando a 63% de cobertura vacinal.
LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
CIDADE DA CRIANÇA - (EXCLUSIVAMENTE) - GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS