O município de São João da Barra volta a vacinar adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (20). O agendamento para receber a primeira dose será na faixa de idade a partir dos 12 anos.
A decisão pela retomada da vacinação nesse grupo, que havia sido suspensa na quinta-feira (16), seguindo orientação do ministério da Saúde, acontece após sinalização do Governo do Estado aos secretários municipais de Saúde.
Também reforça a decisão, explica a secretaria municipal de Saúde, o parecer favorável à vacinação de adolescentes, com e sem comorbidades, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Saúde, Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).
O município mantém também a aplicação da primeira dose em adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas acima de 12 anos, repescagem para a população adulta e dose de reforço para idosos.
São João da Barra aplicou 49.700 vacinas contra a Covid: 31.797 da primeira dose, 17.808 da segunda e dose única e 95 da dose de reforço. Os números representam 87,2% da população com a primeira dose e 48,8% no esquema vacinal completo.