A secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou, nessa segunda-feira (23), deliberação conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ) que inclui adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, com comorbidade, gestantes e puérperas, ou sob medidas socioeducativas, no grupo prioritário do Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro para Covid-19.
A medida deve considerar a disponibilidade de vacinas da Pfizer, fornecidas pelo Ministério da Saúde, as únicas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para essa faixa etária até o momento.
De acordo com a deliberação, os municípios deverão atingir um mínimo de 90% da população acima de 18 anos com a primeira dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19, empenhando esforços para realizar busca ativa (repescagem) de não vacinados nos grupos que já deveriam estar imunizados, para avançar na faixa etária de adolescentes. Cumprida essa etapa, a vacinação deve então incluir a população em geral de 12 a 17 anos.