A aplicação da vacina contra a Covid-19 para as lactantes, independente da idade do filho, está entrando na reta final. Os últimos dias de imunização acontecem nesta quinta (15) e sexta-feira (16). Para receber a vacina, as mães que estão amamentando precisam ter idade acima de 18 anos e apresentar um encaminhamento do profissional de saúde que as acompanham ou do pediatra do filho. A vacinação, que será através de distribuição de senha e das 9h às 15h, também abrange as gestantes e puérperas.
As lactantes que forem tomar a vacina, além do encaminhamento do profissional de saúde, devem apresentar ainda documento com foto, CPF, certidão do filho e comprovante de residência. A vacina para esse grupo estará disponível em 24 postos e terão prioridade na fila.
Já as gestantes e puérperas, que estão sendo vacinadas na Secretaria Municipal de Saúde, devem levar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência cartão pré-natal e, no caso das puérperas a certidão de nascimento do filho.
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) esclarece que gestantes e puérperas sem comorbidades não precisam apresentar laudo ou encaminhamento do médico obstetra, conforme nova orientação técnica. Em caso de dúvida sobre riscos e benefícios poderão consultar o profissional com quem faz o acompanhamento de rotina.
Também continua sendo aplicada a 1ª dose para as gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18 anos. A aplicação da vacina será mediante apresentação de um laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.
SEGUNDA DOSE — As gestantes e puérperas imunizadas com Coronavac que já estão no prazo para receber o reforço do imunizante também já podem se dirigir a um dos postos de vacinação. Para receber 2ª dose da vacina, esse grupo deve apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da 1ª dose.
ORIENTAÇÃO — A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a 1ª dose da AstraZeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a 2ª dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de 4 a 12 semanas e também tomar a segunda dose da vacina.
LOCAIS DE VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS COM E SEM COMORBIDADES:
Secretaria Municipal de Saúde
POSTOS DE VACINAÇÃO PARA LACTANTES:
Drive-thru Uenf
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Drive-thru Guarus Plaza Shopping
Instituto Federal Fluminense (IFF/Guaurs)
Automóvel Clube
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo em Goitacazes
Paróquia Nossa Fátima no bairro IPS
Paróquia Santa Helena no Jockey Club
Atacadão (BR -101/ Guarus)
Creche Esplanada
Fundação Municipal de Esportes
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Cruz
UBSF Aldeia
UBSF Lagoa de Cima