O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, condenou as ofensas racistas sofridas por jogadores negros da seleção de futebol da Inglaterra após a derrota na final da Eurocopa, dizendo esperar que os agressores “voltem para as cavernas de onda saíram”.
— Para aqueles que dirigem ofensa racista contra alguns dos jogadores, eu digo “que vergonha” — afirmou Johnson em uma coletiva de imprensa em Downing Street, nesta segunda-feira (12). — E espero que vocês voltem para as cavernas de onde saíram — completou.
Jogadores negros da seleção da Inglaterra foram submetidos a uma enxurrada de ofensas racistas on-line após o revés nos pênaltis nesse domingo (11), atraindo ampla condenação do técnico da equipe, Gareth Southgate, além de políticos e da realeza britânica.
Marcus Rashford, de 23 anos, Jadon Sancho, 21 anos, e Bukayo Saka, 19 anos, foram alvos de ofensas virtuais depois de desperdiçarem suas cobranças nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nenhum gol de ambas as seleções na prorrogação.
Fonte: William James (Londres), na Agência Brasil.