Grupos prioritários continuam recebendo a vacina contra a gripe em Campos. Devem comparecer a um dos postos de imunização integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas. A vacinação acontece das 9 às 15h em 14 postos distribuídos pelo município.
Idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e da educação, gestantes, puérperas e crianças menores de 6 anos, que integram o público das etapas anteriores da campanha e ainda não receberam a vacina, também podem comparecer ao posto de vacinação mais próximo.
Para receber o imunizante é necessária a apresentação da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso das gestantes, o cartão pré-natal. Para as categorias profissionais, também é preciso apresentar documento que comprove o vínculo profissional. Pessoas com comorbidades e deficiência devem apresentar laudo médico comprovando a patologia.
— A vacina contra a gripe é tão importante quanto a da Covid-19, porque ajuda na prevenção dos casos graves e óbitos no período de maior incidência da doença e, por isso, é importantíssimo que as pessoas procurem um dos postos para tomar vacina — ressalta o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
O médico alerta para a importância de respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre uma vacina e outra. Já quem teve diagnóstico positivo para Covid-19 deve esperar 30 dias, a contar da data do início dos sintomas, para tomar a vacina.
A vacinação para profissionais das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas será feita no próprio local de trabalho, por meio das equipes volantes da subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde. Já os demais grupos foram distribuídos conforme descrição abaixo:
Gestantes, puérperas e crianças (exclusivamente)
Cidade da Criança
Caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário
Sest/Senat
Pessoas com comorbidades, deficientes permanentes, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde