Familiares de idoso relatam dificuldade para conseguir leito e teste de Covid
Ícaro Abreu Barbosa 11/05/2021 10:57 - Atualizado em 11/05/2021 19:57
Idoso ficou em cadeira no São José
Idoso ficou em cadeira no São José / Folha da Manhã
Familiares do aposentado Nilson Virgílio de Souza, de 71 anos, que apresentou sintomas característicos de Covid-19 nessa segunda-feira (10), relataram a dificuldade que tiveram para que o idoso conseguisse uma vaga de internação. A situação aconteceu no mesmo dia em que o município de Campos conseguiu zerar a fila de espera por leitos de Covid-19 e recuar da fase vermelha para a laranja.
Segundo o genro de Nilson, Eduardo Grisi, de 46 anos, acompanhou o idoso e relatou que ele ficou das 18h dessa segunda-feira (10) às 00h desta terça (11) aguardando atendimento em uma cadeira da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José. 
— Agora ele (Nilson) já se encontra no leito tomando soro. O teste de Covid também foi feito nesta manhã e ainda estamos aguardando o resultado, mas ontem (segunda) passamos por uma situação muito complicada. Nós não conseguimos fazer o teste em lugar nenhum, pois alegavam que os exames só estavam disponíveis para casos graves e também não havia vaga para internação no Centro de Combate e Controle ao Coronavírus, na Beneficência Portuguesa — contou Eduardo.
O genro do idoso continuou: "Eu acabei trazendo ele para o Hospital São José e chegamos por volta das 18h. Ele foi atendido por volta de meia noite e enviado para um quarto de clínica médica, aonde está sob observação. O meu sogro também já passou pelos exames de tomografia, mas ainda não temos o resultado para saber se há comprometimento do pulmão". 
Por fim, Eduardo Grisi, afirmou que, embora ainda não haja resultado, diversos parentes do idoso testaram positivo para a Covid-19, inclusive a filha de Nilson, em exames particulares realizados no laboratório Plínio Bacelar e que "a contaminação é quase uma certeza". Além disso, Eduardo destacou: "A Prefeitura tem que rever essa questão do exame, um ponto importante que não está sendo suprido de forma correta, ao meu ver". 
Além disso, ainda na noite dessa segunda-feira (10), a Prefeitura informou no boletim do coronavírus a existência de três pessoas na fila de espera por leitos da Covid; além de nove mortes e 11 novos casos de infecção nas últimas 72 horas. 
Desde o início da pandemia, o município soma 1.185 óbitos e 28.901 casos positivos, dos quais 22.239 pacientes estão recuperados.
Em nota, a prefeitura confirmou que Campos tem observado, nos últimos dias, uma diminuição da fila pela procura de leitos para Covid, "o que ainda não é um reflexo da ocupação de leitos nos hospitais públicos e privados do município, pois a Covid é uma doença que possui uma alta permanência hospitalar onde os leitos possuem uma baixa rotatividade e consequentemente indisponibilidade de leitos vagos".
"Quanto a reclamação do atendimento do Hospital São José, informamos que esta unidade e o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) são as duas maiores portas de entrada do município, que concentram o maior número de atendimentos e o maior número de leitos, consequentemente pode haver maior demora. A gestão informa que estamos trabalhando para melhorar este fluxo dentro do município, a fim de garantir acesso facilitado e garantia de testagem à população", informou a nota.
Sobre a atualização da fila de espera por leitos, a subsecretaria de Comunicação informou que, "conforme rotina da central de regulação de leitos, é realizado um censo a cada quatro horas para acompanhar a necessidade de vagas".
"Desde o dia 6 de maio (última quinta-feira) estamos observando uma grande baixa e também em alguns momentos esta fila fica zerada. Conforme já foi informado, a regulação de vagas é muito dinâmica e os dados se alteram a cada minuto de acordo com novos atendimentos, altas médicas, transferências e óbitos. Finalizamos o dia de ontem com 04 pessoas na fila e hoje já tivemos vagas disponíveis e a regulação está acontecendo dentro dos critérios", concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS