A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu, mais uma vez, a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac por falta do imunizante. As doses destinadas aos postos de vacinação nesta terça-feira (04) foram todas aplicadas. A retomada da vacinação de 2ª dose, que irá priorizar o cadastro dos profissionais de saúde e o cadastro reserva realizado nos postos nesta segunda, ocorrerá assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa da vacina ao município. Diferentemente de outros municípios, Campos não reservou a 2ª dose do imunizante e muitos idosos e profissionais da saúde já passaram do prazo de receber a vacina.
Durante a vacinação desta terça, foi constatado pessoas passando a noite em filas e, muitas delas, não respeitando a orientação de priorizar a vacina de quem tinha tomado a 1ª dose até o dia 2 de abril. Diante disso, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) orientou a realização do cadastro reserva daqueles que estavam na fila e não conseguiram tomar a vacina e, essas pessoas serão convocadas para o reforço junto com os profissionais de saúde já cadastrados.
"Estamos muito preocupados com pessoas passando a noite em filas e, a maioria delas, não respeitando a orientação que estamos dando de dar prioridade a quem completou o prazo de 28 dias há mais tempo. Teve pessoas que tomaram a vacina depois do dia 2 de abril na fila tirando a vez das pessoas convocadas. Então a gente orientou que todos os postos fizessem o cadastro reserva daqueles que estavam na fila, mas que por ventura não foram vacinados na data de hoje", explicou o subsecretário da Subpav, Charbell Kury.
Os profissionais de saúde que estão no prazo para tomar o reforço da CoronaVac foram convocados no último dia 2 para fazerem o cadastro exclusivo por WhatsApp no telefone (22)99986-6796. Na mensagem deve conter as seguintes informações: nome completo; bairro; data da 1ª dose; e contato telefônico.