Será conhecido neste fim de semana o campeão da Taça Guanabara, que na atual temporada está sendo disputada unicamente por pontos corridos. Dos quatro clubes classificados para as semifinais do Campeonato Estadual, três ainda brigam pelo título do antigo primeiro turno. Dois deles, Flamengo e Volta Redonda, se enfrentam neste sábado (24). Se houver vencedor, este ficará com a taça. Caso a partida termine empatada, o Fluminense será campeão se derrotar o Madureira no domingo (25).
Atualmente, o Volta Redonda lidera a Taça Guanabara com 21 pontos, apenas um a mais que o vice-líder Flamengo, o que faz com que o confronto da 11ª da Taça Guanabara vire uma espécie de final. As equipes jogam às 19h deste sábado, no Maracanã. Se empatarem por qualquer placar, o Voltaço precisará torcer por um tropeço do Fluminense no dia seguinte para faturar o título, que o Voltaço conquistou pela única vez em 2005. O Flamengo é o maior campeão, tendo levantado a taça 22 vezes, inclusive no Estadual de 2020.
Espectador neste sábado, o Fluminense pega o Madureira às 11h05 de domingo, também no Maracanã. Atualmente, o Tricolor é o terceiro na classificação, com 19 pontos. Se o Flu ainda pode terminar a primeira fase do Estadual na liderança, o Madura, por sua vez, tem vaga garantida na Taça Rio, que neste ano será disputada pelo quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados.
Outros jogos — Perto de se confirmar na Taça Rio, o Vasco, sexto colocado, com 14 pontos, pega neste sábado o Resende, que está em nono, com 11. A partida acontece em São Januário, às 16h. Mais tarde, às 19h, a Portuguesa, que fecha o G4 e já é semifinalista do Estadual, joga às 19h, no Luso Brasileiro, contra o Boavista, que tem 11 pontos, está em 10º e ainda almeja a Taça Rio.
Já no domingo, o eliminado Bangu, vice-lanterna, recebe o Nova Iguaçu — sétimo colocado, com 11 pontos —, às 15h15, em Moça Bonita, enquanto o Botafogo, que está em oitavo, com 12, encara o rebaixado Macaé, no Engenhão, às 18h.