Campos realiza Fórum Municipal da Capoeira
Folha1 14/04/2021 08:37 - Atualizado em 14/04/2021 08:54
Divulgação
O município de Campos realiza até sábado (17), o “I Fórum Municipal de Capoeira – A História da capoeira campista e os desafios pós-pandemia”. Uma realização da CeC Produções Culturais. A iniciativa que é online, será sempre às 17h, no canal “Charles Navio Negreiro CeC Produções Culturais”, no YouTube.
O evento marca o encontro de mestres e profissionais de capoeira da cidade, com longas trajetórias, que carregam, na memória, a história da capoeira campista. Eles irão falar dos desafios pós-pandemia, com exemplos de como tem sido a rotina, desde o ano de 2020. O município tem, hoje, aproximadamente 3.500 praticantes de capoeira.
A história da capoeira começou a ser contada desde a última segunda-feira (12), pelo mestre Ferrinho e Mestre Paulinho. Na terça, por mestre Baianinho e Mestre Celso. Na agenda desta quarta-feira (14), é a vez dos mestres Peixinho e Ralfe. Já na quinta (15), os mestres Léo e Aluizio. Na sexta-feira (16), Mestre Ronalt e Mestre Juninho. Fechando a programação, no sábado (17), a vez do mestre Timbó, Prof. Algodão e mestre Bizuca.
O fórum faz parte do cronograma “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, organizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (FunCultura) e pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com apresentações das entidades culturais contempladas pelo edital nº 002/2020 da Lei Aldir Blanc.
“A ideia do fórum é, também, deixar um legado documentado para toda comunidade da capoeira, bem como para sociedade acadêmica e geral, com fácil acesso a essas histórias que serão contadas e, pela primeira vez, registradas e arquivadas”, explica o organizador do evento, Charles Gomes Souza.
A Lei Aldir Blanc tem o patrocínio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e, no município de Campos dos Goytacazes, do FunCultura, responsável por editais, liberação de recursos e prestação de contas. O apoio cultural tem as assinaturas da Prefeitura de Campos, FCJOL e Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS