José Eduardo Pessanha: Ao grande maçom - Almir Jesus do Nascimento
José Eduardo Pessanha 13/04/2021 16:13 - Atualizado em 13/04/2021 20:51
José Eduardo  Advogado e professor universitário
José Eduardo Advogado e professor universitário
Lamentavelmente, após semanas de luta incessante contra este vírus cruel que infesta a humanidade, deixou-nos o amado irmão, grande cidadão e mestre da eloquência, Dr. Almir Jesus do Nascimento.
Como se verificou na imprensa, o passamento trouxe verdadeiro pesar em diversas instituições por onde a preclaro engenheiro emprestou sua sabedoria. Foi assim na Fundação Benedito Pereira Nunes, onde presidiu dos anos 2010 à 2013, sempre usando de sua fidalguia para amainar relações e criar um ambiente salutar de deliberações. Na Rede Ferroviária Federal destacou-se em seu labor, como engenheiro, tendo sido homenageado por seus colegas, em diversas oportunidades, sempre por suas realizações de forma cordata e produtiva. Todo este saber desaguou na antiga ETFC (Escola Técnica Federal de Campos), hoje IFF-Campos, onde foi mestre de várias turmas, propiciando uma formação de qualidade, sempre pautando pela ética.
No Rotary Club, teve atuação destacada, desde a fundação, trazendo relevo a todo Rotary – Distrito 4751, sendo presente na memória dos membros por sua conduta escorreita e de acordo com as diretrizes empregadas pelo Clube de Serviços.
Para os amigos, uma difícil passagem, pois no Dr. Almir sempre encontravam depoimentos de lucidez, de razoabilidade, com uma visão modernizada do mundo, muito sincronizado com os acontecimentos globais, apto a discorrer, com propriedade, sobre os mais diversos temas, fruto de sua cultura diversificada.
Na Maçonaria, ingressou em 16 de dezembro de 1967, sob o registro nº 86.515, dedicando grande parte de sua vida aos ideais maçônicos e relevantes trabalhos da instituição. Foi “instalado” como Venerável Mestre (cargo equivalente a Presidente de Instituição) em 15 de junho de 1985, para exercer seu mandato à frente da Sesquicentenária Loja Maçônica Progresso nº 0204, dirigindo com galhardia a instituição maçônica. Foi Deputado Estadual Maçônico, no período de 2009 à 2011, sempre laborando para propiciar a criação de legislações de aprimoramento da Maçonaria. Em 18/11/2019 foi agraciado com a Comenda D. Pedro I, maior honraria da Maçonaria Brasileira, restrita a um pequeno grupo de notáveis maçons.
Na Loja Maçônica Progresso, o Dr. Almir Jesus do Nascimento agregou as correntes de pensamento, de forma que a instituição estivesse, sempre, nos trilhos de suas características, ou seja, sendo uma instituição iniciática e progressista, voltada para o aprimoramento moral do homem e da sustentação ética da Sociedade.
Quantas vezes foi possível sorver todo conhecimento emanado dos discursos do Dr. Almir Jesus do Nascimento, sempre ministrando saber e apresentando as diversas possibilidades de entendimento sobre os mais destacados assuntos sob estudo. O Dr. Almir sempre foi um homem de concórdia, adstrito a harmonia e que exerceu com Justiça e Perfeição seus afazeres Maçônicos.
Natural de Salvador/BA, adotou Campos dos Goytacazes como a cidade de seu coração e aqui sedimentou sua família, criando os filhos dentro dos ditames do respeito e da ordem, sendo relevante em vários momentos da história desta cidade.
A Sociedade e, especialmente, a Maçonaria, enlutada, agradece a todos os desforços prestados pelo amado irmão e deseja que o Grande Arquiteto do Universo (que é Deus) ilumine os caminhos de seu Espirito, em sua jornada rumo ao Criador. Um fraternal abraço ao amado irmão Almir Jesus do Nascimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS