O município de Campos recebeu mais 19.760 doses da CoronVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e 1.242 doses da AstraZeneca/Oxford. A entrega foi feita nesta segunda-feira (22)diretamente ao prefeito Wladimir Garotinho (PSD). Além do imunizante, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, entregou insumos para intubação de pacientes com a doença. Atualmente, o município soma 22.868 casos confirmados da doença e 794 óbitos. O número de ocupação de leitos de UTI segue em 100% e 84,30% de clínica médica. Em relação aos vacinados, o município já imunizou 29.689 pessoas.
Com a chegada das novas doses, o prefeito Wladimir anunciou que a partir desta quarta-feira (24) o muncípio passará a contar com 24 pontos de vacinação, inclusive aos finais de semana. "Divulgaremos ainda hoje (segunda) os locais, que vão abranger todas as áreas do município. Fiquem atentos aos canais de comunicação oficial da Prefeitura de Campos para evitar fake news", disse.
Do total de doses recebidas da Coronavac, 16.310 são destinadas para a primeira dose e 3.450 para a segunda. Já as da AstraZeneca/Oxford são todas para a primeira dose. Essa foi a maior remessa de vacinas distribuída pelo Governo do Estado. Após receber o novo lote, o prefeito Wladimir Garotinho entrou em reunião com sua equipe e representantes do Governo do Estado, no aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Além de Campos, também foram destinadas doses para São João da Barra (1.710), São Fidélis (1.760), São Francisco de Itabapoana (1.700), Cardoso Moreira (620) e São José de Ubá (400). Diferente de outras vezes, devido à grande quantidade de doses, a aeronave veio direto para Campos e não pousou em Macaé.
Nesta segunda-feira, Campos deu continuidade a vacinação da primeira dose para idosos com 77 anos, de iniciais do nome entre K e Z. O atendimento é feito em quatro pontos, das 9h às 15h. No drive-thru da Uenf são distribuídas 400 senhas; no drive-thru do Guarus Plaza são 300 senhas. Já nas UBSs do Parque Eldorado e de Poço Gordo são distribuídas 150 senhas, cada.
Também segue a imunização da segunda dose para idosos com 90 anos ou mais, na sede secretaria de Saúde, onde são distribuídas 200 senhas.
Os profissionais de saúde também continuam a ser vacinados. A primeira dose é para iniciais do nome de A até E está sendo aplicada no Boulevard Shopping (em sistema drive-thru) e no Centro de Saúde de Guarus. Já os profissionais que precisam tomar a segunda dose devem ir para o prédio anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC).