Denúncia aponta que guardas e mulher de médico furaram fila da vacinação
20/03/2021 09:41 - Atualizado em 20/03/2021 09:48
Pessoas de grupos ainda não incluídos no calendário de vacinação contra a Covid-19 estão sendo imunizadas em Campos, segundo denúncia enviada à Folha 1. De acordo com um leitor, que fez fotos e vídeos, guardas civis municipais jovens e uma mulher de cerca de 60 anos foram vacinados contra o coronavírus na tarde desta sexta-feira (19), no posto montado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Lei do vereador Bruno Vianna, sancionada na última segunda-feira, determina multa de R$ 25 mil para quem furar a fila de prioridade na vacina.
No caso da mulher que recebeu a dose, o leitor relatou que um médico chegou ao local e se dirigiu à enfermeira-chefe para pedir que a esposa, de cerca de 60 anos, que tem comorbidades e estaria em “pânico”, fosse vacinada. A enfermeira, então, ligou para um superior, que teria autorizado a aplicação da vacina.
“Setores da Prefeitura tratam a vacina como dela, não de todos, do SUS. É óbvio que, ao final da vacinação, não é para desperdiçar sobras nas ampolas, é para vacinar qualquer um, menos deixar perder. No Rio, tem gente que chega perto do fim do horário e espera pacientemente ver se tem sobras. Às vezes dá sorte. Mas, pelo horário, não é o caso que aconteceu na Uenf”, destaca o leitor.
Não é a primeira vez que denúncias são feitas sobre pessoas que têm furado a fila da vacinação. Em janeiro, o blog do Gilberto Gomes recebeu informações de pessoas que foram vacinadas mesmo não estando nos grupos previstos no calendário inicial. As denúncias e a insatisfação de profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM) quanto às prioridades do cronograma, a Prefeitura determinou a divulgação da lista de vacinados, que, até esta sexta-feira, tinha 14.641 nomes.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos informou que, “seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), através de Ofício Circular SES/SUBVS SEI nº 21, a idosa foi vacinada com a última dose da sobra. Ainda de acordo com a pasta, não procede a informação que guardas municipais foram vacinados”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS