Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, a GNA – Gás Natural Açu, joint venture formada pela Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil, produziu um vídeo para homenagear as mulheres que marcaram a história do Brasil. Uma delas é a poetisa, escritora e jornalista Narcisa Amália de Campos, nascida em São João da Barra, em 1852. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher a trabalhar profissionalmente como jornalista.
Narcisa também ficou conhecida por combater a opressão contra o público feminino e o regime escravista. O vídeo, que também destaca outras mulheres como Chiquinha Gonzaga, Maria Quitéria, Enedina Marques e Maria da Penha, foi compartilhado com os mais diversos públicos de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, onde a empresa está construindo o maior parque termelétrico da América Latina, com objetivo da informar à população a relevância dessas mulheres no cenário nacional. O material também foi produzido com o intuito de prestar serviço à população, como o destaque para o telefone da Central de Atendimento à Mulher, para denúncias de qualquer tipo de violência, por meio do número 180.
Em busca por ações que combatam a discriminação e à violência de gênero, a GNA criou um Programa interno de combate ao assédio que foi reconhecido pela IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial. De acordo com a instituição, a criação de um Código de Conduta que não tolera qualquer tipo de ato de violência e a estruturação de um sistema de gestão contra violência e assédio estão entra as ações de destaques realizadas pelas GNA. A IFC é uma dos financiadoras da primeira usina termelétrica de 1,3 GW da GNA, que entrará em operação comercial ainda neste semestre.
“Temos um programa estruturado e com resultados efetivos e promissores. Um exemplo é o percentual de mulheres trabalhando em funções que antes só eram praticamente realizadas por homens. Hoje, as mulheres representam 48% do quadro de funcionários da GNA, sendo que 28% ocupam cargos de liderança. Embora a diferença entre homens e mulheres ainda seja grande no mercado de trabalho, nós, da GNA, buscamos constantemente a igualdade, equidade de gênero, não só dentro da empresa, mas também no entorno do nosso projeto”, destaca Angela Serpa, head de RH da GNA.
A GNA desde o início da sua construção, tem realizado uma série de ações voltadas às mulheres. Durante os cursos do Programa de Qualificação Profissional, a empresa montou uma turma exclusiva de solda para elas e contratou todas as alunas que se formaram. A GNA também realizou Oficinas de Empregabilidades exclusivas para mulheres; Roda de Conversa sobre Violência de Gênero; e lançou, no Youtube, a websérie “Mulheres na Indústria”.